Considerando o procedimento administrativo para a submissão...
I- Os procedimentos serão adotados pela autoridade do órgão executivo de trânsito de registro da habilitação, em processo administrativo, assegurada a ampla defesa, no caso de condutor envolvido em acidente grave.
II- O condutor condenado por delito de trânsito deverá ser submetido e aprovado nos seguintes exames: de aptidão física e mental; avaliação psicológica; escrita, legislação de trânsito; e de direção veicular, realizado na via pública e rural, em veículo da categoria inferior para a qual estiver habilitado.
III- A autoridade de trânsito, após ser certificada da decisão judicial, deverá notificar o condutor para entregar seu documento de habilitação fixando prazo não inferior a quarenta e oito horas, contadas a partir do recebimento. Encerrando o prazo previsto, deverá ser efetuado o bloqueio previsto no RENAVAN.
IV- A notificação ao condutor envolvido em acidente grave será expedida por remessa postal, por meio tecnológico hábil ou por outros meios que assegurem a sua ciência. A notificação devolvida por desatualização do endereço do condutor no RENACH será considerada inválida para todos os efeitos legais.
V- O processo administrativo deverá ser concluído no órgão executivo estadual de trânsito que o instaurou, mesmo que haja transferência do prontuário para outra Unidade da Federação.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o procedimento administrativo para a submissão de um condutor a novos exames, quando ele é condenado por crime de trânsito ou envolvido em acidente grave.
Interpretação e Legislação Aplicável: O tema central é a legislação de trânsito brasileira, especialmente os procedimentos administrativos após condenações ou acidentes graves. Esta questão é embasada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata dos processos de suspensão e cassação do direito de dirigir, descritos em seus artigos.
Análise das Afirmativas:
I- Correta. De acordo com o CTB, a autoridade do órgão executivo de trânsito tem a competência para instaurar o processo administrativo, garantindo a ampla defesa ao condutor envolvido em acidente grave. Isso está em conformidade com o artigo 265 do CTB.
II- Errada. O condutor condenado deve ser submetido a novos exames, mas a afirmação de que os exames devem ser feitos em veículo de categoria inferior está incorreta. O CTB não faz essa exigência específica.
III- Errada. A notificação para entrega do documento de habilitação deve respeitar prazo legal, mas o bloqueio não é feito no RENAVAN e sim no RENACH. Além disso, o prazo mencionado na questão não está correto.
IV- Errada. A notificação devolvida por desatualização do endereço no RENACH não é considerada inválida, mas é responsabilidade do condutor manter seus dados atualizados. O CTB não considera a notificação inválida por este motivo.
V- Correta. Mesmo que haja transferência do prontuário para outra Unidade da Federação, o processo administrativo deve ser concluído no órgão que o instaurou, conforme o CTB, garantindo a continuidade e eficácia do processo.
Justificativa para a Alternativa Correta: A alternativa A (C, E, E, E, C) é a correta porque apenas as afirmativas I e V estão de acordo com a legislação vigente, enquanto as outras contêm erros de interpretação ou informação.
Exemplo Prático: Imagine um condutor que se envolveu em um acidente grave. O órgão de trânsito do estado onde sua habilitação está registrada irá instaurar um processo administrativo, garantindo seu direito de defesa. Se ele for transferido para outro estado, o processo ainda seguirá no estado original até sua conclusão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RENACH e não RENAVAM
Art. 5º A autoridade de trânsito, após ser cientificada da decisão judicial, deverá notificar o
condutor para entregar seu documento de habilitação (Autorização/Permissão/Carteira Nacional de Habilitação) fixando prazo não inferior a quarenta e oito horas, contadas a partir do recebimento.
§ 1º Encerrado o prazo previsto no caput deste artigo, deverá ser efetuado o bloqueio no
RENACH. § 2º Se o condutor for flagrado conduzindo veículo, após encerrado o prazo da entrega do
documento de habilitação, este será recolhido e encaminhado ao órgão de trânsito do registro da habilitação.
Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) N° 300, de 04 de Dezembro de 2008.
Art. 3º O condutor condenado por delito de trânsito deverá ser submetido e aprovado nos seguintes exames:
I – de aptidão física e mental;
II – avaliação psicológica;
III – escrito, sobre legislação de trânsito;
IV – de direção veicular, realizado na via pública (NÃO RURAL), em veículo da categoria para a qual estiver habilitado (NÃO CATEGORIA INFERIOR).
Art. 5º A autoridade de trânsito, após ser cientificada da decisão judicial, deverá notificar o condutor para entregar seu documento de habilitação (Autorização/Permissão/Carteira Nacional de Habilitação) fixando prazo NÃO INFERIOR a 48 h (Quarenta e oito horas), contadas a partir do recebimento.
§ 1º Encerrado o prazo previsto no caput deste artigo, deverá ser efetuado o bloqueio no RENACH (NÃO RENAVAN).
Art. 9º
§ 1º A notificação será expedida ao condutor por remessa postal, por meio tecnológico hábil ou por outros meios que assegurem a sua ciência.
§ 5º A notificação devolvida por desatualização do endereço do condutor no RENACH será considerada válida (NÃ INVÁLIDA) para todos os efeitos legais.
GAB: A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo