A expansão urbana de Fortaleza: a cidade de costas para o m...
A expansão urbana de Fortaleza: a cidade de costas para o mar
Do ponto de vista histórico, Fortaleza teve seu crescimento urbano voltado em direção ao sertão. A faixa litorânea fortalezense passa, dessa forma, alguns séculos sendo ignorada pelos seus citadinos. O mar, ponto de início da colonização cearense, vem configurar-se nos primórdios do crescimento da cidade, como um local ad fora de Fortaleza.
(MATOS, Fábio de Oliveira. A cidade e o mar: considerações sobre a memória das relações entre Fortaleza e o ambiente litorâneo. Revista Geografia ensino e pesquisa V.15 n1. Janeiro de 2011. pp.72.)
I- De ter sido povoada por uma elite oriunda do interior, a praia ficou esquecida sendo utilizada apenas para o abastecimento do comércio com produtos de outros países vindo dos vapores.
II- Da principal atividade econômica no século XVIII ser a pecuária e a agricultura que não era utilizada nas proximidades da praia.
III- Da praia ser considerada imprópria para banho por ter muitos resíduos poluentes advindos dos vapores que vinham trazer cargas de matéria-prima para as indústrias.
IV- Da diversidade de pessoas oriundas do interior e de outros estados que criou uma identidade cultural com o campo, não abrindo espaço para uma relação mais social com o mar.
V- Da urbanização de Fortaleza a qual não permitia que o mar fosse um agregado mais próximo, pois a forte influência inglesa e francesa na capital deixava o mar esquecido, distanciando-se dos nativos.
Estão corretas: