Conforme Moraes o apoio do Estado francês, a Geografia foi...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
A questão aborda a importância da geografia na França e o papel de Paul Vidal de La Blache como principal formulador dessa ciência no país. Para resolver a questão, é necessário ter conhecimento dos conceitos da Geografia e das contribuições dos principais geógrafos, como Ratzel e Vidal de La Blache.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa B é correta porque destaca uma das principais críticas que Vidal de La Blache fez a Ratzel. Vidal criticava a ideia de Ratzel sobre a passividade do ser humano em relação ao meio natural. Em vez de ver o ser humano como determinado pelas condições naturais, Vidal argumentava que essas condições ofereciam possibilidades para a ação humana. Essa visão destaca a dinâmica e a capacidade de adaptação dos seres humanos ao ambiente, em vez de uma visão determinista.
Análise das alternativas incorretas:
A - Esta alternativa está incorreta porque, embora a Geografia de Ratzel realmente legitimasse a ação imperialista do Estado Bismarckiano, isso não justifica o apoio francês à geografia ratzeliana. Além disso, o pensamento geográfico francês não nasceu com a tarefa de apoiar o imperialismo alemão, mas sim com outras motivações, incluindo a construção de uma identidade nacional e a promoção do ensino da geografia.
C - Esta alternativa está incorreta porque não é o desdobramento mais importante da proposta de Vidal de La Blache. A Geografia Vidalina enfatiza a compreensão das relações entre o homem e o meio ambiente, através do conceito de possibilismo, ao invés de uma simples delimitação e descrição de unidades espaciais.
D - Esta alternativa está incorreta porque a alternativa correta é a B, como explicado anteriormente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo