A normalização da descrição arquivística foi um passo import...
A normalização da descrição arquivística foi um passo importante para a área como um todo, estabelecendo formatos e parâmetros para uma efetiva descrição dos fundos arquivísticos.
Quais eram e como se definiam os instrumentos de pesquisa anteriores às normas de descrição. De acordo com seus conhecimentos, marque V para VERDADEIRO, F para FALSO e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Guias: Fornece um esquema do conteúdo do arquivo e não dos documentos em si, lista e sumariza o conteúdo de um fundo, coleção ou seção. Informa a respeito das datas-limite do fundo, a quantidade de documentos, sua origem e estado de organização, se há restrições ao acesso, quais são as séries, etc.
( ) Catálogos: Abordam, especificamente, unidades documentais (como séries, subséries etc.), tratando documento por documento. Por exemplo, para descrever determinada série de correspondência, o catálogo poderá indicar os nomes do emissor e do destinatário, os tipos documentais, as datas tópicas, as datas cronológicas e as notações de cada documento.
( ) Índices: Eram mais específicos. Os índices só eram organizados para os volumes singulares e os maços, quando estes consistissem de documentos heterogêneos quanto à forma e ao assunto, os quais, longo tempo após sua criação, eram reunidos, como originais, num corpo único, ou transcritos, como cópia, num volume.
( ) Inventários: Os instrumentos mais gerais trazem informações sobre a instituição custodiadora do arquivo, como: dos fundos sob sua custódia, seu endereço, dias e horários de funcionamento/atendimento da instituição.