A partir de 1830 assumiu o primeiro lugar entre as exportaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1685280 Conhecimentos Gerais

A partir de 1830 assumiu o primeiro lugar entre as exportações brasileiras e passou a ter decisiva importância na economia brasileira com inevitáveis reflexos na vida social e política do país.


Assinale a alternativa que identifica o produto ao qual se refere o texto.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão demanda   que seja apontado o produto agrícola que, nos anos 1830, trouxe novas perspectivas ao país, na época do Império. O início do século XIX foi um momento de grande agitação política no Brasil, em especial, entre a Proclamação da Independência e a renúncia de D. Pedro I. Nesse momento, o Brasil, em sua tradição colonial de exportador agrícola, não tinha um produto carro-chefe de exportação, pois o açúcar tinha fortes concorrentes em outras áreas do continente americano. O café surgiu a partir da década de 1830 como um produto de alto valor no mercado internacional e que se adaptou bastante bem às condições geoclimáticas da região sudeste. Rapidamente, sua produção ganhou vulto e o mercado internacional, trazendo grandes transformações para o país, em especial, para as províncias de Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Para aprofundamento, ver, de Sergio Silva,  Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil e de Ana Luiza Martins, O Império do café: a grande lavoura no Brasil.

A)      INCORRETA – A produção de algodão teve um surto de prosperidade no Brasil, após a Independência dos Estados Unidos (1776). Na Inglaterra, em plena Revolução Industrial, havia grande demanda pelo produto para sua principal indústria: têxtil. Enquanto era colônia inglesa, os Estados Unidos eram o principal fornecedor. Com o rompimento, a Inglaterra passou a comprar algodão produzido no Brasil.

 

B)      INCORRETA – O boom da produção de cacau no Brasil aconteceu no início do século XX, no sul da Bahia.

 

C)      CORRETA – A produção do café superou a de açúcar na década de 1830 e, daí em diante, trouxe grandes mudanças para a vida política e social brasileira, especialmente, na região sudeste.

 

D)     INCORRETA – A cana, matéria-prima do açúcar, teve enorme importância nos dois primeiros séculos de colonização, em especial, na região nordeste. A concorrência holandesa nas Antilhas contribuiu para a decadência da região no final do século XVII.

 

E)      INCORRETA – O tabaco é um produto da América, conhecido pelos europeus na época da sua chegada ao continente. A produção esteve presente no território colonial do Brasil desde o século XVI, quando começou a ganhar adeptos de seu uso na Europa. Apesar de estar presente em toda a história agrícola do Brasil, não chegou a representar um boom para seus produtores ou efeitos significativos sobre a sociedade brasileira.

 

RESPOSTA: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito - C

C de café, a bebida dos estudantes; lembrem da política do café com leite; outro detalhe, poderia surgir alguma dúvida sobre a cana de açúcar, pois essa, no início da colonização foi bastante cultivada e comercializada (até mesmo o tabaco), mas em um período que não coincide com o que propõe a questão.

"De 1800 a 1929, o café foi a principal fonte de riqueza do Brasil e ganhou o apelido de ouro verde brasileiro. O fruto trouxe prosperidade aos cafeicultores, que construíram mansões e ergueram teatros, como o Theatro Municipal de São Paulo, de 1911, que tem o estilo arquitetônico inspirado na Ópera de Paris"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo