O Teste de Coombs é um importante exame laboratorial para d...
I. O Teste de Coombs direto avalia as células vermelhas do sangue, verificando se há anticorpos ligados às hemácias e se esses anticorpos são derivados do próprio sistema imune da pessoa ou recebidos por transfusão. É habitualmente solicitado em situações de transfusão. II. O Teste de Coombs indireto é capaz de avaliar o plasma do sangue e identificar os anticorpos ali presentes. Assim, é capaz de detectar anemias hemolíticas autoimunes. III. Na realização do Teste de Coombs direto é importante lavar as hemácias, pois, outras globulinas presentes no plasma podem neutralizar o soro antiglobulina, provocando falsos resultados. IV. A geleia de Wharton presente no sangue coletado de cordão umbilical é responsável por interferências no Teste de Coombs direto.
Assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o Teste de Coombs, um exame laboratorial importante para o diagnóstico de doenças relacionadas a conflitos imunológicos. A questão pede que identifiquemos quais afirmativas estão corretas sobre esse teste.
Alternativa Correta: D - Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Justificativa:
A afirmativa III está correta. O Teste de Coombs direto envolve a lavagem das hemácias para remover outras globulinas que poderiam neutralizar o soro antiglobulina, o que pode levar a resultados falsos. Isso é uma prática comum para garantir a precisão do teste.
A afirmativa IV também está correta. A geleia de Wharton, presente no sangue do cordão umbilical, pode, de fato, interferir no Teste de Coombs direto, resultando em possíveis efeitos no resultado do exame.
Análise das alternativas incorretas:
A afirmativa I está incorreta. O Teste de Coombs direto é usado para detectar anticorpos já ligados às hemácias dentro do corpo, mas ele não é especificamente solicitado em situações de transfusão. Nessas situações, o Teste de Coombs indireto é mais relevante.
A afirmativa II está incorreta. O Teste de Coombs indireto é usado para verificar anticorpos livres no plasma, mas ele não é capaz de detectar anemias hemolíticas autoimunes. Essa é a função do Teste de Coombs direto.
Portanto, apenas as afirmativas III e IV estão corretas, confirmando a alternativa D.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - ERRADO. O teste de coombs direto não faz parte da rotina de exames pré-transfusionais. Ele é realizado em casos de suspeita de hemólise imune, uma vez que detecta anticorpos ligados à membrana eritrócitária.
II - ERRADO. O coombs indireto pesquisa anticorpos irregulares no plasma, decorrente de alguma sensibilização prévia com determinado antígeno de importância transfusional. Não tem a capacidade de diagnosticar anemias autoimunes, mas sim o coombs direto.
III - CERTA. A lavagem das hemácias é importante para remover todo resíduo de plasma, anticorpos livres e outras proteínas, evitando resultados falsos.
IV - CERTA. A geleia de Wharton é um tecido mucosa que protege e isola os vasos sanguíneos do cordão umbilical e pode interferir no exame de coombs direto.
corrigindo II do comentário de Thaís:
-->pode ser no soro ou no plasma
O teste de Coombs indireto procura por anticorpos contra células vermelhas no sangue com fator Rh positivo.
Teste de Coombs direto: Avalia diretamente as células vermelhas do sangue, verificando se há anticorpos ligados à hemácia e se esses anticorpos são derivados do próprio sistema imune ou recebidos por transfusão. Esse teste normalmente é realizado para detectar anemias hemolíticas autoimunes.
Teste de Coombs Direto avalia os glóbulos vermelhos diretamente para verificar se há anticorpos ligados à hemácia e se são derivados do próprio sistema da pessoa ou de outras fontes. Esse teste normalmente é realizado para detectar anemias hemolíticas autoimunes.
O Teste de Coombs Indireto, por outro lado, avalia o soro do sangue para identificar os anticorpos presentes. É mais utilizado em pré-natal de gestantes Rh negativo, triagem de anemias hemolíticas e provas pré-transfusionais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo