Fármacos colinérgicos atuam basicamente no sistema nervoso ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Atropina = anticolinérgico. Provoca midríase para dilatar a pupila em exames oftalmológicos, reverter a bradicardia sinovial, inibir o excesso de salivação e anular o efeito de envenenamento muscarínico por certos cogumelhos.
Pilocarpina = colinérgico de ação direta; uma amina terciária que consegue penetrar na membrana conjuntival. Usada no tratamento do glaucoma, tratamento da xerostomia e provoca miose e aumento da pressão intraocular.
Só umas correções: é Bradicardia Sinusal e não sinovial e a Pilocarpina produz redução a pressão intraocular, pois a miose permite e drenagem do humor aquoso reduzindo a pressão e não aumentando, isso acontece na midríase por isso que a Atropina é contraindicação para pacientes com glaucoma.
os farmacos colinérgicos são classificados como diretos e indiretos. Os diretos, também chamados de muscarínicos atuam diretamente n os receptores muscarínicos
. já os indiretos agem na síntese, armazenamento e liberação da acetilcolina sem ser diretamente no receptor colinérgicos . ex.: inibidores das colinesterases
Principais fármacos colinérgicos de ação direta:
- Carbacol – éster sintético de colina
- Betanecol – éster sintético de colina
- Metacolina
- Pilocarpina – alcaloide de ocorrência natural
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo