No modelo com plena mobilidade de capitais e câmbio flutuan...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se for para falar besteira, nem comenta, fica quieto. Que está errado, todo mundo que errar a questão vai ver.
Vamos começar a postar comentários úteis.
Com outras palavras, a questão diz o seguinte: com plena mobilidade de capitais e câmbio flutuante, a taxa de câmbio nominal é sempre a mesma para qualquer que seja o nível de produto.
Isso está errado. Nessas condições, a taxa de câmbio nominal guarda uma relação direta com o nível de produto. Quando o produto aumenta, a taxa de câmbio aumenta, ou seja, desvaloriza.
No modelo com plena mobilidade de capitais e câmbio flutuante, a curva LM é vertical no plano (Y,E), em que Y corresponde ao produto e E, à taxa de câmbio nominal.
CERTO - Sendo o câmbio o eixo das abscissas e o produto o eixo das ordenadas, a curva LM será vertical, o que informa uma mesma taxa de câmbio para infinitos produtos, ou seja, o câmbio será sempre o mesmo, independentemente do produto, dado que há plena mobilidade de capitais. O câmbio oscilará no curto prazo mas sempre retornará ao seu nível natural de longo prazo.
Exemplo: se ocorrer uma política monetária expansionista, aumentará a oferta de moeda. Com isso, cairá a taxa de juros, o que desvalorizará o câmbio. Com essa desvalorização cambial, aumentará a exportação, o que deslocará a curva IS para direita e aumentará o produto mais ainda, aumentando os juros e atraindo capital externo, o que apreciará o câmbio que inicialmente fora desvalorizado. O câmbio vai e volta, sendo o mesmo no longo prazo. (Ms↑, r↓, e↑, X↑, Yd↑, r↑, e↓)
GABARITO: certo.
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo