Com relação às funções arquivísticas de criação, classificaç...
Com relação às funções arquivísticas de criação, classificação e avaliação de documentos, julgue o item seguinte.
Na avalição documental, os documentos fisicamente
deteriorados devem ter redução do prazo de arquivamento.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Entre os critérios para determinar a importância documento NÃO está suas condições de conservação. Caso um documento seja considerado de valor permanente, ou com prazo de guarda longo, a equipe de documentação deve empregar todos os meios necessários para sua perfeita preservação, inclusive com aplicação de técnicas e ferramentas de restauração e restrição de acesso ao mesmo, com vistas à manutenção de sua estrutura física original.
Gabarito do professor: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As condições de conservação dos documentos e da área do acervo podem ser controladas através de políticas de higienização, atualização e treinamento dos funcionários e monitoramento do ambiente. Toda a equipe de funcionários deve estar ciente e conhecer a importância da adoção de políticas de preservação do acervo, assim como, os usuários, pois muitas vezes os danos a documentação são causados pelo desconhecimento destes quanto aos cuidados básicos com o mesmo (THE BRITISH LIBRARY, 2003). Cabe a equipe técnica, responsável pelo acervo, promover, junto às esferas competentes, as condições adequadas de manutenção do conjunto documental para que o usuário tenha pleno acesso a documentação sob sua custódia.
Fonte: https://arquivopublicors.wordpress.com/2014/11/26/arquivos-e-conceitos-conservacao-e-restauracao-de-documentos/
Acredito que não faz sentido reduzir o prazo de arquivamento de um documento por ele estar deteriorado. A avaliação é feita com base no prazo de guarda e destinação. Suponhamos que a instituição precise resolver assuntos administrativos e através da tabela de temporalidade seja estipulado um prazo de 3 anos no arquivo corrente e 3 anos no arquivo intermediário. Então, independente de o arquivo estar em boas ou péssimas condições, ficará à disposição da instituição por 6 anos, por exemplo. Existem os instrumentos de restauração no caso de arquivos deteriorados...eu pensei assim :)
ERRADO - Esses documentos devem ser tratados.
A deterioração dos documentos pode ser controlada ou amenizada adotando-se medidas preventivas, que podem prolongar a vida dos documentos e garantir o acesso às informações neles contidas.
FONTE: http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=37
Não necessariamente! errado.
Pessoal, ainda cabe a RESTAURAÇÃO do documento que pode ser por várias formas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo