Julgue o item subsecutivo , referente à engenharia de trá...
A definição da concepção de uma interseção, bem como o dimensionamento de seus ramos, depende dos dados de tráfego obtidos no período das contagens.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A escolha do tipo de interseção depende de dados que estão intimamente ligados aos elementos de projeto e por isso devem ser previamente conhecidos: Dados funcionais: classificação funcional das vias, tipo de controle de seus acessos, velocidades e prioridades de passagens; Dados físicos: topografia da área afetada, edificações, acidentes geográficos, serviços existentes como adutoras, linhas de transmissão, etc; Dados de tráfego de veículos e pedestres: volume e características de tráfego do ano de projeto, Volumes Médios Diários (VMD) e Volumes Horários de Projeto (VHP). Nas interseções onde a influência dos pedestres pode contribuir para causar problemas de capacidade e segurança, devem ser registrados o volume e seus movimentos, além de identificados os locais críticos ou perigosos para posterior análise e verificação da necessidade de implantação de passarela ou outro tratamento adequado; Dados de acidentes: principalmente no caso de melhoria de interseções existentes, são importantes os registros contendo números de acidentes, causas e tipos. Dados econômicos: custo de implantação da interseção, que envolve desapropriação e construção. A análise desses dados é importante para a elaboração do projeto e conduz à escolha do tipo de interseção, porém a influência da velocidade e dos volumes de tráfego são fatores que justificam o tipo adotado.
Diversos dados influenciam na definição de uma interseção.
Dentre eles, podemos citar:
Dados de tráfego (classificação funcional das vias que se cruzam, tipos e quantidade de veículos, VMD, VHP, ano de projeto/projeção)
Fatores físicos (topográficos)
Fatores econômicos ($)
Dados de pedestres (avaliar necessidade de passarelas e outros dispositivos para viabilisar acesso/passagem)
Dados de acidente (para eliminar/mitigar possíveis conflitos)
e outros...***
Além disso, os dados devem ser com referência ao ano de projeto.
cespe é complicado, não está errada a acertiva, se falasse que depende exclusivamente ai seria diferente.
PELO MODO DE INTERPRETAÇÃO PADRÃO CESPE, ESSA QUESTÃO CABERIA RECURSO. Só isso!
3.3.3.1 Tráfego de veículos
A definição da solução a adotar para uma determinada interseção e o dimensionamento de seus ramos dependem necessariamente do volume e das características do tráfego que circulará no ano de projeto.
Mas um pouco mais abaixo, o manual traz a seguinte informação:
Para obtenção dos dados necessários à elaboração dos fluxogramas deverão ser feitas contagens de tráfego nas interseções de acordo com a seguinte orientação (..)
Ou seja, apesar de incompleta, a afirmativa não deixa de estar correta.
Pra mim caberia recurso.
Fonte: Manual DNIT de Projeto de Interseções
veja essa questão cobrada no mesmo ano:
Ano: 2013 Banca: Cespe - PF Acerca de elaboração e execução de projetos de rodovias, julgue o item a seguir.
A forma geométrica mais adequada no projeto de uma interseção é fundamentada, entre outros fatores, pela contagem de tráfego, para a determinação dos volumes médios diários (VMD) e volumes horários de projeto (VHP), utilizando-se fluxogramas de origem/destino dos veículos.
correto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo