No que se refere a assuntos da atualidade no Brasil e no mun...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2252066 Atualidades
No que se refere a assuntos da atualidade no Brasil e no mundo, julgue o item.

Uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida por meio da picada de uma das espécies de carrapato tem provocado mortes e, também, medidas de alerta em cidades do Brasil.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A afirmação é correta. A doença infecciosa a que a afirmação se refere é a febre maculosa brasileira (FMB), que é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. A FMB é transmitida pela picada de carrapatos da espécie Amblyomma cajennense, também conhecido como carrapato-estrela ou micuim.

A FMB é uma doença grave que pode levar à morte, se não for tratada. Os sintomas da FMB incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, náuseas e vômitos. Em alguns casos, podem aparecer manchas vermelhas na pele, que são o principal sintoma da doença.

No Brasil, a FMB é uma doença endêmica, ou seja, ocorre regularmente em algumas regiões do país. As regiões mais afetadas pela FMB são o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte do país.

Em 2023, a FMB tem provocado mortes e medidas de alerta em cidades do Brasil. Em agosto de 2023, por exemplo, a cidade de São Paulo emitiu um alerta para a população sobre o risco de infecção pela FMB. O alerta foi emitido após o registro de dois casos da doença na cidade.

Resposta: CERTO

Gabarito do Professor: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão inútil para uma prova para o cargo de advogado.

Sei lá, vai que o advogado decidi processar o carrapato! kkkk

febre maculosa transmitida pelo carrapato estrela

CERTO.

A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada do carrapato-estrela (Amblyomma Cajennense) infectado pela bactéria do gênero Rickettssia. Sua gravidade pode variar desde leve até formas fatais.

“Geralmente, essa espécie é encontrada em animais de grande porte, por exemplo, cavalos e bois, mas também em gambás, coelhos, aves e, principalmente, capivaras. Portanto, não é o carrapato comum que Portanto, não é o carrapato comum que encontramos nos cachorros“, informa o Dr. Alexandre Piva, infectologista e professor do curso de medicina da Universidade Cidade de São Paulo. 

galera e atualidades e isso e um assunto atual enfim!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo