Julgue o item a seguir, relativo às funções arquivísticas de...
Julgue o item a seguir, relativo às funções arquivísticas de difusão, descrição e preservação documental.
A descrição documental tem por finalidade criar critérios para
definir os tipos de documentos que devem ser mantidos nos
arquivos correntes, intermediários e permanentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (21)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os critérios que definem a permanência dos documentos nas fases intermediária e permanente são os valores documentais para as atividades administrativas, determinados pela comissão de avaliação de documentos.
Gabarito do professor: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Errado.
Descrição: Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.
http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf
QUESTÃO - Errada, pois traz o conceito de TABELA DE TEMPORALIDADE e PRAZO DE GUARDA e não de descrição;
DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIA ARQUIVISTICA
Prazo de guarda - Prazo, definido na tabela de temporalidade e baseado em estimativas de uso, em que documentos deverão ser mantidos no arquivo corrente(2) ou no arquivo intermediário(2), ao fim do qual a destinação é efetivada.
Tabela de temporalidade - Instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.
(CESPE/PF/2014) A fase arquivística em que esteja o documento é indicada pela tabela de temporalidade (Certo).
(CESPE) Descrição - é a criação de uma representação precisa de uma unidade de descrição e de suas partes componentes, quaisquer que sejam, pela apreensão, análise, organização e registro de informação que sirva para identificar, gerir, localizar e explicar materiais arquivísticos e o contexto e sistemas de documentos que os produziram. Este termo também descreve os produtos desse processo;
Discordo, colega Raphael.
A Tabela de temporallidade serve para indicar o tempo em que cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental e não define os tipos de documentos que devem ficar em cada fase.
Tipo documental é uma coisa e documentos em geral é outra coisa. Por isso não acho que dá para fazer essa correlação que você fez.
A questão está incorreta porque esse não é o conceito de descrição documental, já perfeitamente exposto pelo colega Raphael. Não consigo pensar em nenhum conceito que seja definido por "criar critérios para definir os tipos de documentos que devem ser mantidos nos arquivos correntes, intermediários e permanentes. ". Nem faz sentido, pelo menos a meu ver.
DESCRIÇÃO: É O PROCESSO INTELECTUAL DE SINTETIZAR ELEMENTOS FORMAIS E CONTEÚDO TEXTUAL DE UNIDADES DE ARQUIVAMENTO, ADEQUANDO- OS AO INSTRUMENTO DE PESQUISA QUE SE TEM EM VISTA PRODUZIR.
ERRADO
A enorme quantidade de documentos que caracteriza o arquivo permanente público versus a necessidade urgente de pesquisa e divulgação motiva o estabelecimento de políticas de descrição que se concretizem em programas descritivos viáveis e eficazes.
Heloisa Liberalli Bellotto. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991. p. 141 (com adaptações).
---------- ---------------
(Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: TRT - 21ª Região (RN) Prova: Analista Judiciário - Arquivologia)
O arranjo em fundos torna o arquivo permanente organizado e lógico, contudo, é a descrição que possibilita que os dados contidos nos arquivos cheguem aos pesquisadores.(CERTO)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo