Com relação a temas da atualidade no Brasil e no mundo, julg...
Facções criminosas ligadas ao narcotráfico têm contribuído para o desmatamento da Amazônia ao atuar junto a atividades extrativas ilegais na região.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O desmatamento na Amazônia é um fenômeno complexo, com causas diversas, incluindo o avanço da fronteira agrícola, a expansão de atividades extrativas ilegais e o crime organizado.
No caso das facções criminosas, elas atuam na Amazônia em uma série de atividades extrativas ilegais, incluindo o garimpo, o extrativismo madeireiro e a pesca ilegal. Essas atividades contribuem para o desmatamento da região, pois envolvem a abertura de estradas e a destruição de florestas para a exploração de recursos naturais.
Além disso, as facções criminosas também atuam no tráfico de drogas na Amazônia. Para transportar a droga, elas usam a região como rota de passagem, o que também contribui para o desmatamento.
Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), publicado em 2023, apontou que as facções criminosas são um dos principais fatores de pressão sobre a floresta amazônica. O relatório estima que as atividades das facções criminosas são responsáveis por cerca de 10% do desmatamento na Amazônia.
Resposta: CERTO
Gabarito do Professor: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- A atuação de facções que controlam o tráfico de drogas está cada vez mais influenciando o aumento de crimes ambientais na Amazônia, como desmatamento, grilagem, e extração ilegal de madeira, segundo o geógrafo Aiala Colares Couto, pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
- “Há uma relação do tráfico de drogas com crimes ambientais. O narcotráfico atua como parceiro e financiador, porque percebeu que essas redes ilegais são importantes para ampliar recursos e a lavagem de dinheiro”
- Um dos dados mais preocupantes da pesquisa é o aumento exponencial das mortes violentas na região amazônica. Entre 1980 e 2019, a taxa de homicídios cresceu 260% nos Estados da região Norte, enquanto no Sudeste esse índice caiu 19%.
Vivendo e aprendendo.....nunca tinha ouvido falar nisso!
pcc agora desmata é kkkk ai ai
O podcast "Amazônia sem Lei" fala sobre esses crimes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo