O Ministério da Saúde classifica os ambientes hospitalares, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1706265 Enfermagem
O Ministério da Saúde classifica os ambientes hospitalares, de acordo com o grau de contaminação, em áreas críticas, semicríticas e não críticas. Assinale a opção que apresenta ambiente hospitalar que pertença à área não crítica.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o grau de contaminação, em áreas críticas, semicríticas e não críticas.

Áreas críticas são aquelas em que são realizados procedimentos invasivos, tem pacientes com doenças transmissíveis ou equipamentos contaminados e, por esse motivo, apresentam um grande risco de transmissão de doenças. São exemplos: laboratório de anatomia (letra A), centro cirúrgico (letra C), expurgo (letra D), central de material esterilizado (letra E).

Áreas semicríticas são aquelas com risco moderado ou baixo para o desenvolvimento de infecções relacionadas à assistência à saúde. São exemplos: Ambulatórios; Posto de enfermagem; Banheiros.

Área não crítica é aquela que não há risco de transmissão de doenças relacionadas à assistência ofertada. Um exemplo seria o almoxarifado (LETRA B).



Resposta do Professor: B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Área crítica A área crítica é aquela que apresenta alto risco de transmissão de doenças infecciosas por conta da realização de procedimentos invasivos ou manuseio de equipamentos contaminados. Podemos considerar como áreas críticas: UTI neonatal, laboratório de patologia clínica, unidade de queimados, banco de sangue, área de lavanderia e farmácia. Área semicrítica A área semicrítica é aquela que possui um menor risco de transmissão de agentes infecciosos, mas que mesmo assim precisam de todo o cuidado para que não haja contaminação. Podemos considerar como áreas semicríticas: enfermaria, ambulatório, farmácia de medicamentos e banheiros. Área não crítica Por fim, a área não crítica é aquela em que não existe nenhum risco de transmissão de doenças e não existe a presente de pacientes contaminados, tais como: recepção, almoxarifado, elevadores, administração, raio-X, ultrassom e área de tomografia

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo