Qual, das seguintes condições, não está incluída nos concei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q610970 Sistemas de Informação
Qual, das seguintes condições, não está incluída nos conceitos de software livre da Free Software Foundation?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: B - Gratuidade.

A questão aborda um tema muito relevante no contexto de software livre, que é definido pelos princípios da Free Software Foundation (FSF). Para entender a resposta, é essencial conhecer a definição de software livre segundo a FSF. Ela estabelece que um software é considerado livre quando atende a quatro liberdades fundamentais:

  • Liberdade 0: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
  • Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona e alterá-lo, adaptando-o às suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para isso.
  • Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias, de modo que você possa ajudar ao próximo.
  • Liberdade 3: A liberdade de distribuir cópias do programa modificado aos outros, dando a toda a comunidade a chance de se beneficiar das suas alterações. Acesso ao código-fonte também é um pré-requisito para isso.

Essas liberdades garantem que o software possa ser usado, estudado, modificado e compartilhado livremente. No entanto, importante destacar que a gratuidade não é uma condição necessária para a definição de software livre. Um software pode ser livre e ainda assim ser vendido comercialmente. O que importa é que as quatro liberdades sejam respeitadas, não o preço do software.

Portanto, a alternativa B está correta porque a gratuidade não faz parte das condições estipuladas pela FSF para definir o que é um software livre. A confusão frequentemente ocorre porque muitas pessoas associam o termo "livre" a "gratuito", mas no contexto do software livre, "livre" se refere à liberdade do usuário e não ao custo do software.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”. Por vezes chamamos de “libre software” para mostrar que livre não significa a grátis, pegando emprestado a palavra em francês ou espanhol para “livre”, para reforçar o entendimento de que não nos referimos a software como grátis.

 

Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:

- A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).

- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).

- A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

 

https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo