Qual, das seguintes condições, não está incluída nos concei...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta Correta: B - Gratuidade.
A questão aborda um tema muito relevante no contexto de software livre, que é definido pelos princípios da Free Software Foundation (FSF). Para entender a resposta, é essencial conhecer a definição de software livre segundo a FSF. Ela estabelece que um software é considerado livre quando atende a quatro liberdades fundamentais:
- Liberdade 0: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
- Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona e alterá-lo, adaptando-o às suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para isso.
- Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias, de modo que você possa ajudar ao próximo.
- Liberdade 3: A liberdade de distribuir cópias do programa modificado aos outros, dando a toda a comunidade a chance de se beneficiar das suas alterações. Acesso ao código-fonte também é um pré-requisito para isso.
Essas liberdades garantem que o software possa ser usado, estudado, modificado e compartilhado livremente. No entanto, importante destacar que a gratuidade não é uma condição necessária para a definição de software livre. Um software pode ser livre e ainda assim ser vendido comercialmente. O que importa é que as quatro liberdades sejam respeitadas, não o preço do software.
Portanto, a alternativa B está correta porque a gratuidade não faz parte das condições estipuladas pela FSF para definir o que é um software livre. A confusão frequentemente ocorre porque muitas pessoas associam o termo "livre" a "gratuito", mas no contexto do software livre, "livre" se refere à liberdade do usuário e não ao custo do software.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”. Por vezes chamamos de “libre software” para mostrar que livre não significa a grátis, pegando emprestado a palavra em francês ou espanhol para “livre”, para reforçar o entendimento de que não nos referimos a software como grátis.
Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:
- A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).
- A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo