No que se refere aos recursos hídricos subterrâneos, as ativ...
Tendo as informações do texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente.
O fenômeno das plumas contaminantes ocorre quando grandes quantidades de líquidos contaminantes, como compostos orgânicos halogenados ou alguns hidrocarbonetos, devido a sua baixa solubilidade, ficam concentrados em uma determinada região do aqüífero subterrâneo, gerando pequenos volumes de aqüíferos contaminados.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vazamentos de tubulações e tanques subterrâneos em indústrias e postos de combustíveis, seja por conta da disposição inadequada ou de práticas impróprias com produtos potencialmente contaminantes, são acidentes muito comuns que quase sempre afetam a qualidade das águas subterrâneas, originando as chamadas plumas de contaminação. “A pluma de contaminação é o resultado do transporte de contaminantes dissolvidos em água subterrânea. Ao encontrar uma fonte de contaminação, que pode ser um vazamento, derrame, material enterrado, ou outros, a água dissolve lentamente os compostos ali presentes (não originais do aqüífero ou não naturais) e os transporta consigo. A velocidade do transporte depende da própria velocidade da água subterrânea, sendo esta determinada pelo seu gradiente hidráulico e pela condutividade hidráulica, um parâmetro específico para cada tipo de material que compõe o aqüífero, explica o hidrogeólogo Everton de Oliveira, PhD pela Universidade de Waterloo, sócio da Hidroplan e presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS). Segundo ele, o comportamento do contaminante nas águas subterrâneas depende de suas propriedades físicas e químicas, como densidade, solubilidade, viscosidade, entre outros. “Por exemplo, contaminantes mais densos que a água e pouco miscíveis tendem a atingir maiores profundidades, conseqüentemente aumentando a dificuldade na remediação”. Ele explica também que o trabalho de delineamento, ou avaliação da extensão de uma pluma de contaminação, é feito com a utilização de métodos indiretos (como geofísica) e métodos diretos, com instalação de poços de monitoramento, coleta de amostras de água subterrânea e análises químicas. “As análises dependem do histórico do local, variando com os tipos de contaminantes potenciais que podem ser encontrados no local”, explica.
fonte: https://www.agsolve.com.br/noticias/666/aguas-subterraneas-monitorar-e-fundamental
qual o erro da questão?
Entendo que o erro consista em afirmar que "ficam concentrados em determinada região...", considerando que o conceito de pluma leva ao entendimento a um processo dinâmico de movimento.
O item está incorreto.
O fenômeno das plumas contaminantes ocorre quando contaminantes líquidos ou dissolvidos se dispersam no aquífero, formando uma área maior de contaminação que se espalha em função do fluxo natural da água subterrânea. Ao contrário do que o item sugere, esses contaminantes geralmente não ficam restritos a uma pequena região, mas podem migrar, criando uma pluma de contaminação que se move na direção do fluxo hidráulico do aquífero.
Além disso, compostos como hidrocarbonetos e compostos orgânicos halogenados possuem características específicas de solubilidade e densidade que influenciam seu comportamento no aquífero. Alguns podem formar fases residuais no solo ou migrar para o fundo do aquífero, mas ainda assim são capazes de gerar plumas contaminantes, comprometendo uma área muito maior ao longo do tempo. Portanto, o texto do item apresenta uma descrição imprecisa desse fenômeno.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo