No que se refere aos recursos hídricos subterrâneos, as ativ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPE-TO
Q1188183 Engenharia Ambiental e Sanitária
No que se refere aos recursos hídricos subterrâneos, as atividades antrópicas devem ser gerenciadas principalmente quanto aos volumes de água extraídos e aos perigos de contaminação desses recursos. Em relação ao processo de extração de água, qualquer bombeamento de um poço causa alguma descida nos níveis do aqüífero. Caso a extração seja limitada, o nível de água se equilibra em função do balanço entre a extração e a recarga. Entretanto, se a extração for continuamente superior à capacidade de reposição de água no aqüífero, o nível hidráulico continuará caindo ao longo dos anos e poderá comprometer seriamente tanto o volume de água do recurso subterrâneo como sua estrutura física. Em relação à contaminação, qualquer alteração na composição da água pode colocar em risco a saúde e o bem-estar de uma população.
Tendo as informações do texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente.
O fenômeno das plumas contaminantes ocorre quando grandes quantidades de líquidos contaminantes, como compostos orgânicos halogenados ou alguns hidrocarbonetos, devido a sua baixa solubilidade, ficam concentrados em uma determinada região do aqüífero subterrâneo, gerando pequenos volumes de aqüíferos contaminados.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vazamentos de tubulações e tanques subterrâneos em indústrias e postos de combustíveis, seja por conta da disposição inadequada ou de práticas impróprias com produtos potencialmente contaminantes, são acidentes muito comuns que quase sempre afetam a qualidade das águas subterrâneas, originando as chamadas plumas de contaminação. “A pluma de contaminação é o resultado do transporte de contaminantes dissolvidos em água subterrânea. Ao encontrar uma fonte de contaminação, que pode ser um vazamento, derrame, material enterrado, ou outros, a água dissolve lentamente os compostos ali presentes (não originais do aqüífero ou não naturais) e os transporta consigo. A velocidade do transporte depende da própria velocidade da água subterrânea, sendo esta determinada pelo seu gradiente hidráulico e pela condutividade hidráulica, um parâmetro específico para cada tipo de material que compõe o aqüífero, explica o hidrogeólogo Everton de Oliveira, PhD pela Universidade de Waterloo, sócio da Hidroplan e presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS). Segundo ele, o comportamento do contaminante nas águas subterrâneas depende de suas propriedades físicas e químicas, como densidade, solubilidade, viscosidade, entre outros. “Por exemplo, contaminantes mais densos que a água e pouco miscíveis tendem a atingir maiores profundidades, conseqüentemente aumentando a dificuldade na remediação”. Ele explica também que o trabalho de delineamento, ou avaliação da extensão de uma pluma de contaminação, é feito com a utilização de métodos indiretos (como geofísica) e métodos diretos, com instalação de poços de monitoramento, coleta de amostras de água subterrânea e análises químicas. “As análises dependem do histórico do local, variando com os tipos de contaminantes potenciais que podem ser encontrados no local”, explica.

fonte: https://www.agsolve.com.br/noticias/666/aguas-subterraneas-monitorar-e-fundamental

qual o erro da questão?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo