O uso de agentes antimicrobianos no controle da gengivite e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2039381 Odontologia
O uso de agentes antimicrobianos no controle da gengivite e da doença periodontal deve ser feito de forma complementar à utilização dos métodos mecânicos de remoção de placa convencionais.
Nesse sentido, o cirurgião-dentista deve reconhecer que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E: "a clorexidina tem uma importante ação antimicrobiana em bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, fungos, leveduras (incluindo cândida) e alguns vírus".

Comentário:

Esta questão aborda o uso de agentes antimicrobianos no controle da gengivite e da doença periodontal, destacando a importância de complementá-los com métodos mecânicos de remoção de placa. Para responder a esta questão, é fundamental o conhecimento sobre as propriedades e aplicações dos diferentes agentes antimicrobianos usados na Odontologia.

Alternativa E - Explicação: A clorexidina é amplamente reconhecida por sua eficácia antimicrobiana contra uma vasta gama de micro-organismos, incluindo bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, fungos, leveduras, como a cândida, e alguns vírus. Ela é um dos agentes mais eficazes e utilizados na prevenção e tratamento de infecções orais.

Alternativas Incorretas:

A: Apesar de existirem pesquisas para diminuir os efeitos colaterais da clorexidina, como o manchamento dos dentes, atualmente, muitas formulações ainda podem causar algum grau de manchamento com o uso prolongado.

B: O uso de antibióticos tópicos como agentes preventivos não é recomendado rotineiramente devido ao risco de resistência bacteriana. Eles são mais indicados em situações específicas, geralmente como parte de um tratamento mais abrangente.

C: O triclosan realmente é um agente antimicrobiano não iônico do grupo dos fenóis, mas sua ação não é necessariamente reduzida pela presença de zinco nos dentifrícios; na verdade, o zinco pode até potencializar a eficácia do triclosan em algumas formulações.

D: Embora a clorexidina seja eficaz como agente terapêutico, ela não deve ser utilizada indiscriminadamente como complemento subgengival no tratamento da periodontite sem considerar possíveis efeitos adversos e a avaliação clínica individualizada do paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão bem aprofundada, na minha opinião, mas consegui resolver corretamente por meio de eliminação, segue o raciocínio:

A) É sabido que a clorexidina causa manchamento, e isso não mudou.

B) Antibióticos na periodontia, e na endo, são usados em casos específicos, como em fases agudas, comprometimento sistémico, persistencia, etc.

C)Não faz sentido um enxaguante bucal ter seu efeito reduzido por dentrifícios

D)supragengival, como todo enxaguante

na C seu raciocínio foi falho amigo. tudo lá estaria certo se fosse com a clorexidina. e não com o triclosam. é justamente por isso que não se deve bochechar periogard logo após escovar os dentes

perfeita colocação. A questão me gerou uma confusão na assertiva considerada correta,pois no livro do Andrade o texto sobre atuação da clorexidina está assim: Possui ação bactericida por desagregar a membrana plasmática da bactéria, provocando a perda do conteúdo celular. Age contra bactérias aeróbias facultativas e anaeróbias, gram-positivas e negativas, além de fungos e leveduras.

Ele só cita ação contra vírus,quando fala do PVPI.

oxe, virussssss??? tendi nada

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo