No Brasil, a leishmaniose é considerada uma endemia de inte...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2301902 Enfermagem
No Brasil, a leishmaniose é considerada uma endemia de interesse prioritário. A doença pode se apresentar como leishmaniose tegumentar e leishmaniose visceral. Sobre as leishmanioses, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) As leishmanioses são doenças causadas por protozoários do gênero flebotomíneo, infectando os humanos através de picada de insetos vetores.
( ) Entre as medidas preventivas que visam minimizar o risco de contaminação, está a limpeza adequada dos ambientes onde ficam os animais domésticos.
( ) A leishmaniose tegumentar é característica por afetar a pele e as mucosas, enquanto a leishmaniose visceral afeta órgãos internos. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania.

I- Errada-  A alternativa propõe que as leishmanioses são doenças causadas por protozoários do gênero flebotomíneo, infectado os humanos através de picada de insetos vetores, estando incorreta, as leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae.

II- Certa- Medidas simples como limpeza urbana, eliminação dos resíduos sólidos orgânicos e destino adequado dos mesmos, eliminação de fonte de umidade, não permanência de animais domésticos dentro de casa, entre outras, certamente contribuirão para evitar ou reduzir a proliferação do vetor da leishmaniose.

III- Certa- As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmaniose tegumentar americana, que ataca a pele e as mucosas, e leishmaniose visceral, que ataca órgãos internos.

Gabarito: Letra B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania."flebotomínio é o nome do mosquito

Para responder a essa questão, é necessário ter conhecimento sobre a leishmaniose e suas formas de transmissão e prevenção: A primeira afirmativa está errada (E). A leishmaniose é causada por protozoários do gênero Leishmania, e não do gênero flebotomíneo. O vetor da leishmaniose é o inseto conhecido como flebotomíneo, também chamado de mosquito-palha ou birigui, que transmite os protozoários ao picar humanos. A segunda afirmativa está correta (C). Entre as medidas preventivas para evitar a leishmaniose está a limpeza adequada dos ambientes, especialmente onde ficam os animais domésticos. Isso porque a acumulação de matéria orgânica pode atrair os insetos vetores que transmitem a doença, e a limpeza ajuda a reduzir essa atração. A terceira afirmativa também está correta (C). A leishmaniose tegumentar afeta de fato a pele e as mucosas, causando úlceras e lesões; enquanto a leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, afeta órgãos internos como o fígado, o baço e a medula óssea, podendo ser fatal se não tratada adequadamente. Portanto, a sequência correta é E (Errada) para a primeira afirmativa, C (Certa) para a segunda afirmativa e C (Certa) para a terceira afirmativa, o que corresponde à alternativa B - E - C - C.

A primeira afirmativa está errada (E). A leishmaniose é causada por protozoários do gênero Leishmania, e não do gênero flebotomíneo. O vetor da leishmaniose é o inseto conhecido como flebotomíneo, também chamado de mosquito-palha ou birigui, que transmite os protozoários ao picar humanos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo