Firewall pode autorizar, negar ou descartar um pacote de dad...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
O conceito de Firewall é fundamental para entendermos a segurança em redes de computadores. Um Firewall age como um ponto de controle entre duas ou mais redes, por exemplo, uma rede interna e a internet, com o objetivo de proteger a rede interna de acessos não autorizados e tráfego potencialmente perigoso.
A afirmativa está correta pois descreve precisamente o que um Firewall faz: ele inspeciona os pacotes de dados que passam por ele, utilizando uma série de regras predefinidas para decidir o que deve ser feito com cada pacote. Esta decisão baseia-se na análise dos cabeçalhos de pacotes, que contêm informações essenciais como os protocolos utilizados (por exemplo, TCP ou UDP), as portas e os endereços IP de origem e destino.
As ações que um Firewall pode tomar incluem:
- Autorizar: Permitir que o tráfego continue para seu destino.
- Negar: Bloquear o tráfego, de modo que ele não alcance seu destino.
- Descartar: Ignorar o tráfego sem informar a fonte da decisão de descarte.
Essas regras são definidas de acordo com as políticas de segurança da organização e têm o intuito de proteger contra acessos não autorizados, ataques e outros tipos de atividades maliciosas. Portanto, o entendimento correto dessa função é essencial para quem está se preparando para concursos públicos na área de TI, especialmente aqueles que envolvem questões de segurança de redes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão correta, que apresenta as principais características e atividades realizadas por um firewall "Stateful".
Acredito que as características citadas são de um firewall de filtro de pacotes apenas.
A questão refere-se aos firewall stateless, uma vez que tratam apenas os pacotes em nível de rede.
Os firewall statefull tratam a informação em nível de aplicação, podendo, assim, diferenciar tráfegos HTTP de FTP ou DNS, por exemplo.
Tabelas de estados de conexão são construidas dinamicamente e com isso é possível evitar ataques de spoofing e replaying, dentre outros.
São mais seguros que os stateless.
Acredito que a questão esteja falando do Filtro de Pacotes sem estados (o simples mesmo), uma vez que ele não menciona a tabela de estados que é mantida no Kernel e monitorada a todo instante - típica de Filtro de Pacotes baseado em estados (stateful).
O Roberto disse:
"A questão refere-se aos firewall stateless, uma vez que tratam apenas os pacotes em nível de rede"
Segundo o Nakamura, o Stateless (Filtro de Pacotes simples) também trata dos pacotes em nível de Transporte e também trata do ICMP.
"Os firewall statefull tratam a informação em nível de aplicação, podendo, assim, diferenciar tráfegos HTTP de FTP ou DNS, por exemplo"
Acho que também não. Pelo que o Nakamura diz, o Firewall que atua no nível de aplicação é o Proxy, analisando o payload dos pacotes.
Falou!
Filtragem de pacotes (que funcionam na camada de rede): As decis?es de bloqueio/liberação de pacotes dão-se segundo alguns parâmetros, como : IP origem/destino, porta TCP origem/destino, tipo de mensagem ICMP, flags TCP.
Gateway de aplicação: Mais específicos que o de filtragem de pacotes, visto que aproveitam as informações contidas especificamente na camada de aplicação, como os firewalls de aplicação de email (que podem filtrar mensagens pelo seu conteúdo, seu tamanho ou suas informações de cabeçalho, por exemplo...) Geralmente são específicos para cada aplicação.
Acredito que neste caso, encontram-se os proxys referenciados pelo Hernani no comentário acima.
Fonte auxiliar: Tanembaum pag 582
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo