A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2301903 Enfermagem
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus que apresenta quatro sorotipos. No Brasil, os vírus da dengue são transmitidos pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, quando também infectada pelos vírus. Em relação à transmissão e à propagação do mosquito, assinalar a alternativa INCORRETA: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviviridae, com quatro sorotipos conhecidos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. No Brasil, a transmissão é feita principalmente pelo Aedes aegypti, um mosquito que se tornou um problema significativo de saúde pública devido à sua capacidade de espalhar rapidamente doenças como dengue, zika e chikungunya.

Agora vamos analisar cada alternativa para entender por que a C é a INCORRETA.

A - O Aedes aegypti tem se caracterizado como um inseto de comportamento estritamente urbano.

Essa afirmação é correta. O Aedes aegypti é bem adaptado aos ambientes urbanos, onde encontra inúmeros criadouros artificiais, como pneus, vasos de plantas, caixas d'água e outros recipientes que acumulam água. Ele se reproduz em água parada e limpa, características comuns em áreas urbanas.

B - A melhor oportunidade para enfrentar o Aedes aegypti é na fase aquática (larva e pupa).

Correta. O controle do mosquito é mais eficaz nas fases de larva e pupa, pois ainda estão confinados nos criadouros e são mais vulneráveis às ações de controle, como remoção de água parada ou aplicação de larvicidas.

C - As fêmeas do Aedes aegypti costumam viver dentro das casas em ambientes claros e altos.

Incorreta. As fêmeas do Aedes aegypti preferem áreas escuras e úmidas dentro das casas, como embaixo de móveis e em locais com pouca luz. Elas não costumam viver em ambientes claros e altos, o que torna essa alternativa incorreta.

D - O controle do Aedes aegypti se dá com a remoção ou a vedação dos locais onde a fêmea põe seus ovos.

Correta. A eliminação de criadouros é uma estratégia fundamental no controle do Aedes aegypti. Remover ou vedar recipientes que acumulam água impede que as fêmeas depositem seus ovos, quebrando o ciclo de vida do mosquito.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa C é incorreta porque as fêmeas do mosquito Aedes aegypti preferem viver em ambientes próximos ao solo e em locais escuros e úmidos ao invés de ambientes claros e altos. Esses mosquitos têm o costume de se esconder e repousar em locais como embaixo de móveis, em cantos de paredes, dentro de armários, entre outros espaços que ofereçam proteção e umidade, o que é ideal para a sua sobrevivência e a conservação dos seus ovos. Além disso, eles têm o hábito de picar as pessoas durante o dia, especialmente ao amanhecer e ao entardecer, quando o calor é menos intenso. As alternativas A, B e D são corretas, pois o Aedes aegypti realmente se caracteriza por um comportamento urbano, a fase aquática é o melhor momento para combater o mosquito pela facilidade de eliminação dos criadouros, e o controle efetivo do mosquito inclui a remoção ou vedação de locais que possam acumular água e servir como criadouros para a postura de ovos pela fêmea.

Gabarito: C

PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA

Aedes aegypti é o nome científico de um mosquito ou pernilongo cuja característica que o diferencia dos demais mosquitos é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas.

É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. 

Mas ele também pode picar à noite? Sim. Ele não deixa a oportunidade passar.

Por ser um mosquito que vive perto do homem, sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional - principalmente, em áreas das cidades com ocupação desordenada, onde as fêmeas têm mais oportunidades para alimentação e mais criadouros para desovar.

A infestação do mosquito é sempre mais intensa em razão de água acumulada e de altas temperaturas – fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito. Para evitar esta situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do vetor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos do vetor. Como o mosquito tem hábitos domésticos, essa ação depende sobretudo do empenho de toda a população.

Fonte:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aedes-aegypti

O Aedes Aegypit é um mosquito preferencialmente urbano, mas não é restrita a sua existência em áreas urbanas. Ele também é encontrado em áreas rurais. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado do Espírito Santo: "É um mosquito urbano, embora tenha sido encontrado na zona rural, onde foram levados em recipientes que continham ovos e larvas. Próprio das regiões tropical e subtropical, não resiste a baixas temperaturas presentes em altitudes elevadas".

A questão deveria ser anulada.

Fonte: https://mosquito.saude.es.gov.br/aedes-aedypti

O mosquito não vive em altitude o vou dele é até 1 metro.

em ambientes baixos e escuros

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo