Considere os seguintes tratados internacionais: De acordo c...
De acordo com a jurisprudência do STF,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A resposta correta é a letra C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESPOSTA: C
A) errada - em nível das normas supralegais e não supraconstitucionais
B) errada - o STF alterou seu posicionamento em 2008
C) correta - HC 95.967
D) errada - tem status constitucional pois foi aprovada conforme o art. 5,§3, CF
E) errada - não é em todos os casos. Alguém por favor complemente minha resposta, pois não consegui achar mais fundamentos
o primeiro tratado que o Brasil anexou com status constitucional é o dos portadores de deficiência, que foi incorporado ao nosso sistema jurídico em 2009, até 2009 não existia no Brasil tratado com status constitucional, logo, 99% dos tratados que versem sobre direito humanos tem status supra legal, se não for de direitos humanos o status é legal. Salvo engano, esse tratado dos portadores de deficiência é o único com hierarquia de constituição, não há outro, pelo menos até essa data.
Acrescentando apenas alguns pontos...
d), como o colega disse, por ter passado pelo processo de aprovação do Congresso Nacional, (em cada casa, em dois turnos, por três quintos dos votos dos membros), passa a ter status de emenda Constitucional, ou seja, se equipara à Constituição. Se não tivesse passado por este processo de aprovação, então possuiria status de supralegalidade. Foi o que ocorreu com o Pacto São José da Costa Rica.
e) Conforme a Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados: "Um Estado não pode invocar o fato de que seuconsentimento em obrigar-se por um tratado foi expresso em violação de umadisposição do direito interno sobre competência para concluir tratados, a nãose que essa violação fosse manifesta e dissesse respeito a uma norma de seudireito interno de importância fundamental.", o que já foi considerado pelo CIJ (Corte Internacional de Justiça).
Isto que dizer, o tratado pode contrariar disposição Constitucional, desde que não tenha importância fundamental. O exemplo é novamente o Paco São José da Costa Rica, que disse não ser admissível a prisão civil do depositário infiel, contrariando nossa Constituição, a qual previa referida prisão (e prevê até hoje, pois o artigo permanece, de forma que o juiz que declarar a prisão do depositário infiel não estará realizando ato inconstitucional, apesar de que poderá tal decisão ser obviamente derrubada por recurso extraordinário ao STF). O Pacto certamente contrariou a Constituição e, entretanto, prevaleceu (vide súmula 25 do STF).
gabarito: C
Eu acho que o problema com a letra E é o uso da palavra "revogação".
Se uma lei ou mesmo uma emenda constitucional podem ser consideradas inconstitucionais e podem ser extirpadas ou não recepcionadas ao ordenamento jurídico atual, entendo que o decreto do Executivo que promulga um tratado também pode sofrer as mesmas consequências, independentemente de o tratado ter sido incorporado nos termos da CF,art.5o,§2 ou §3.
Uma emenda constitucional não pode, por exemplo, reduzir o alcance de uma cláusula pétrea. Se o fizer, será considerada inconstitucional. Porém, essa declaração de insconstitucionalidade do STF não 'revoga' a disposição impugnada. Se a norma inconstitucional for um tratado, ele não gerará mais efeitos no plano interno, mas continuará gerando efeitos no plano jurídico externo enquanto não for denunciado pelo Executivo perante a autoridade internacional pertinente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo