A osteonecrose associada ao uso de bifosfonatos está relaci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2039398 Odontologia
A osteonecrose associada ao uso de bifosfonatos está relacionada a uma alteração da atividade dos osteoclastos e interfere na angiogênese através da inibição do fator de crescimento endotelial vascular, modificando o metabolismo ósseo. Muitos pacientes apresentam potencial risco para desenvolver essa condição pós-exodontia, pois os bifosfonatos são utilizados no tratamento da: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é D - osteoporose. Vamos entender o porquê dessa escolha e analisar as demais opções.

Osteonecrose e Bifosfonatos: A osteonecrose associada ao uso de bifosfonatos surge principalmente devido à inibição da reabsorção óssea, que é mediada pelos osteoclastos. Os bifosfonatos são fármacos que atuam na inibição da função osteoclástica, reduzindo a reabsorção óssea. Além disso, eles afetam a angiogênese, inibindo o fator de crescimento endotelial vascular, o que compromete a renovação dos tecidos ósseos. Isso é particularmente relevante em procedimentos como exodontias, que exigem boa regeneração óssea.

Alternativa D - Osteoporose: Os bifosfonatos são amplamente utilizados no tratamento da osteoporose. A osteoporose é uma condição caracterizada pela diminuição da densidade óssea, aumentando o risco de fraturas. Assim, o objetivo do tratamento com bifosfonatos é aumentar a densidade óssea e prevenir fraturas futuras, justificando a escolha desta alternativa. Por isso, muitos pacientes com osteoporose em tratamento com bifosfonatos são um grupo de atenção em procedimentos odontológicos devido ao risco de osteonecrose.

Alternativas Incorretas:

A - Doença de Paget: Embora os bifosfonatos também possam ser utilizados na Doença de Paget, que envolve a desregulação da remodelação óssea, este não é o uso mais comum em comparação com a osteoporose.

B - Osteoesclerose idiopática: Esta condição é caracterizada por áreas de esclerose óssea, geralmente sem sintomas e sem necessidade de tratamento com bifosfonatos.

C - Displasia cleidocraniana: Esta é uma condição genética que afeta o desenvolvimento dos ossos e dentes, mas não é tratada com bifosfonatos.

E - Osteopetrose: A osteopetrose é uma condição rara em que há aumento da densidade óssea devido à falha na reabsorção óssea pelos osteoclastos, mas o tratamento usual não envolve bifosfonatos.

Compreender as condições e usos dos bifosfonatos ajuda a determinar o risco de osteonecrose, especialmente em contextos odontológicos, como exodontias. Saber diferenciar essas condições é essencial para a prática clínica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questao passivel de anulaçao, pois a doença de paget tambem faz uso do bifosfonatos

De acordo com Andrade, os bisfosfonatos são utilizados no tratamento de doenças que afetam o metabolismo ósseo em associação com excessiva reabsorção, como:

  • OSTEOPOROSE PÓS-MENOPAUSA
  • DOENÇA DE PAGET
  • HIPERCALCEMIA MALIGNA
  • METÁSTASES ÓSSEAS OSTEOLÍTICAS

Questão com duas alternativas corretas e não foi anulada.

FGV sendo FGV

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo