As proposições abaixo definem alguns conceitos básicos de lu...
As proposições abaixo definem alguns conceitos básicos de luminotécnica.
I - Fluxo luminoso é a quantidade de luz (radiação eletromagnética visível) produzida por uma lâmpada ou luminária, ou qualquer outra fonte luminosa, cuja unidade é o lúmen (lm).
II - Iluminância é a quantidade de fluxo luminoso (luz) dividida pela área atingida. A unidade é lumens por metro quadrado, chamada de lux (lx). É o principal parâmetro utilizado atualmente para avaliar a iluminação. Existe um parâmetro relevante relacionado com esta grandeza denominado de uniformidade da iluminância, que é a razão entre o valor mínimo e o valor médio.
III - Intensidade luminosa é a quantidade de luz emitida em uma determinada direção. Em outras palavras, é o fluxo luminoso irradiado na direção de um determinado ponto. Sendo a sua unidade a candela (cd). Ressalta-se que a candela é uma unidade básica do SI (Sistema Internacional de Unidades).
IV - Luminância é a intensidade luminosa que emana de uma superfície, pela sua superfície aparente. A unidade desta grandeza é candela por metro quadrado (cd/m2 ) ou nit. Além disso, ressalta-se que os raios de luz não são visíveis, a menos que sejam refletidos em uma superfície e aí transmitem a sensação de claridade aos olhos. Essa sensação de claridade é chamada de Luminância.
V - Eficiência luminosa é a relação entre o fluxo luminoso e a potência consumida pela fonte. Assim, sua unidade é lúmen por kiloWatts.hora (lm/kWh).
É correto afirmar que: