As fundações dos tipos estacas-raiz e microestacas são utili...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q251726 Engenharia Civil
Julgue os próximos itens, relativos a sondagens geológicas e
projetos de fundações e túneis.

As fundações dos tipos estacas-raiz e microestacas são utilizadas para a execução de fundações perfuradas e moldadas in loco, também denominadas estacas escavadas injetadas.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito certo.

Estacas Raiz e microestacas são elementos de fundação circulares de diâmetro máximo igual 510mm, utilizando perfuratrizes e tubos de aço recuperáveis, dispondo de coroa de vídea na ponta que são introduzidos por rotação e injeção d’água. Atingida a profundidade desejada é colocada a armação e a estaca é preenchida com argamassa injetada sob pressão.

fonte: http://www.drilling.com.br/servicos/estaca-raiz-microestacas/


Perante a NBR6122/2010, o termo "estaca escavada injetada" aplica-se somente a microestaca e não a estaca raiz. Essa definição encontra-se na norma antiga NBR6122/96. 

Creio que o gabarito correto seja "errado".

Concordo com o comentário do Felipe Oliveira

               Para mim o gabarito está CERTO. Entendo o contra-argumento que na seção de definição da NBR 6122/2010, a norma define estaca escavada com injeção como sinônimo de microestaca (item 3,14). Porém não se pode negar que ambas usam injeção nos seus desenvolvimentos. Por conceito as duas deveriam ser consideradas injetadas. Já por norma realmente fica a impressão de que apenas microestacas são injetadas já que as coloca como sinônimos.

 

               Anexo L : Segundo a norma, a estaca raiz utiliza injeção de argamassa através de um tubo descido até a ponta da estaca. Após o preenchimento com argamassa, aplica-se pressão que pode ser de ar comprimido ou através  da bomba de injeção de argamassa.

               Anexo P : Já a microestaca é injetada, com calda de cimento ou argamassa, através de tubo "machete", visando aumentar a resistência do atrito lateral. Essa calda é injetada por meio de uma bomba de injeção, através de hastes dotadas de obtudadores duplos. A primeira injeção, chamada injeção de bainha ou preenchimento, deve ser feita a partir da extremidade inferior do tubo e deve preencher o espaço anelar entre o tubo e o furo. O revestimento é retirado após a injeção da bainha. As injeções posteriores (primária, secundária, etc.) são feitas de baixo para cima em cada manchete, verificando-se os volumes, as pressões e critérios de injeção previstos em projeto.

 

Fonte: NBR 6122/2010

-----------------------------------

 

No livro "Fundações - Teoria e Prática 2ed 1998" - (Vários Autores), Urbano Rodriguez Alonso classifica estaca raiz e microestaca como exemplos de estacas injetadas

 

"  9. Execução de fundações profundas

9.1. Estacas moldadas in loco

9.1.5. Estacas Injetadas

 

 

Sob a denominação de estacas escavadas injetadas englobam-se vários tipos de estacas, perfuradas e moldadas 'in loco', com técnicas diferentes descritas a seguir:

a) estacas raiz: são aquelas em que se aplicam injeções de ar comprimido imediatamente após a moldagem do fuste e no topo do mesmo, concomitantemente com a remoção do revestimento. Usam-se baixas pressões (inferiores a 0,5 MPa), que visam apenas garantir a integridade da estaca. 

 

b) microestacas: são aquelas que se executam com tecnologia  de tirantes injetados em múltiplos estágios (uso de válvulas múltiplas denominadas "manchetes" ), utilizando-se, em cada estágio, pressão que garanta a abertura das "manchetes" e posterior injeção. Ao contrário da estaca raiz, usam-se altas pressões de injeção.

[...] "

Não se atenham apenas na parte de Definição da Norma galera. Leiam a parte dos anexos. Lá no Anexo da estaca raiz fala que ela é uma estaca que usa o sistema de injeção, bomba de injeção para o preenchimento. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo