Já houve consenso na literatura científica sobre os principa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2039403 Odontologia
Já houve consenso na literatura científica sobre os principais agentes etiológicos microbianos da doença periodontal. Cada microrganismo exibe patogenicidades específicas, que vão induzir quadros clínicos particulares. Dentre os principais patógenos periodontais, aqueles da classe dos produtores de pigmentos negros, que produzem colagenase, proteases capazes de destruir imunoglobulinas, hemolisinas, endotoxinas, e podem inibir a migração de leucócitos polimorfonucleares, são: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: Porphyromonas gingivalis (Alternativa C)

Tema Central: A questão aborda os principais agentes etiológicos microbianos da doença periodontal. Para resolvê-la, é necessário conhecimento sobre os diferentes microrganismos envolvidos na periodontite, especialmente aqueles que produzem pigmentos negros e suas características patogênicas, como a produção de colagenase e outras enzimas que destroem elementos do sistema imunológico.

Justificativa da Alternativa Correta:

A Porphyromonas gingivalis é um conhecido patógeno periodontal, amplamente reconhecido por produzir pigmentos negros. Este microrganismo é notório por suas enzimas como colagenases e proteases, que destroem imunoglobulinas, além de produzir hemolisinas e endotoxinas. Essas características conferem à P. gingivalis uma grande capacidade patogênica, alinhando-se perfeitamente com a descrição do enunciado.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Actinobacillus actinomycetemcomitans: Embora seja um patógeno periodontal relevante, este microrganismo não é um produtor de pigmentos negros, característica central exigida na questão.
  • B - Bacteroides forsythus: Atualmente conhecido como Tannerella forsythia, este microrganismo é patogênico, mas não é classificado entre os produtores de pigmentos negros.
  • D - Treponema denticola: Este é um patógeno periodontal importante, mas é uma espiroqueta, não associada com a produção de pigmentos negros.
  • E - Prevotella intermedia: Embora também seja um produtor de pigmentos negros, sua capacidade patogênica é diferenciada da Porphyromonas gingivalis, especialmente em termos de produção de colagenase e outras enzimas específicas descritas no enunciado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata sobre os agentes etiológicos envolvidos na doença periodontal. A resposta correta é a alternativa C, Porphyromonas gingivalis, que é um patógeno periodontal importante por produzir pigmentos negros, colagenase, proteases que destroem imunoglobulinas, hemolisinas, endotoxinas e pode inibir a migração de leucócitos polimorfonucleares. Os outros microrganismos mencionados, como o Actinobacillus actinomycetemcomitans, Bacteroides forsythus, Treponema denticola e Prevotella intermedia, também são considerados patógenos periodontais, mas não exibem exatamente as mesmas características que o P. gingivalis. Saber identificar os patógenos específicos envolvidos na doença periodontal é essencial para o diagnóstico e tratamento adequados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo