Com base no texto “Waze tem plano para melhorar trânsito no ...
TEXTO 2
Waze tem plano para melhorar trânsito no Brasil
O Waze tem um conhecido aplicativo para smartphones que ajuda os usuários a fugir do trânsito. No entanto, a empresa tem uma ambição ainda maior: aliviar congestionamentos nas cidades brasileiras. O plano se chama Connected Citizens (cidadãos conectados, em tradução livre) e, basicamente, transfere as informações geradas em tempo real pelos usuários do aplicativo do Waze, como um alerta de carro parado em uma avenida, para a prefeitura. Com dados como esse, medidas podem ser tomadas pelos órgãos públicos de transporte para evitar o acúmulo de carros em um determinado ponto. O projeto não é novo, existe desde 2014, mas atingiu recentemente a marca de 10 cidades parceiras na América Latina. No Brasil, os municípios que já contam com o programa Connected Citizens para fornecer informações às prefeituras são Rio de Janeiro, Petrópolis (RJ), Juiz de Fora (MG) e Vitória (ES). Paulo Cabral, responsável pelo desenvolvimento de mercados na América Latina, conta que o Waze consegue agilizar a circulação de dados sobre o trânsito na gestão pública. "Não sofremos com burocracia por parte dos governos no Brasil. Precisamos que essas informações corram de maneira rápida", declarou Cabral, em entrevista a EXAME.com. O executivo destaca que o projeto, ao mesmo tempo que empodera o usuário, que pode ter um real impacto na gestão de tráfego, melhora a comunicação entre o cidadão e o governo. "Durante o Furacão Patrícia, o Waze atualizou os dados sobre o fechamento das ruas e as pessoas puderam entender quais eram os locais com acesso. O próprio governo colocou uma mensagem incentivando o cidadão a usar o app", disse Cabral. Com essa iniciativa, a ideia do Waze é tornar os municípios mais inteligentes." As cidades usam as informações para planejar algumas características, como melhor hora de fazer coleta de lixo; buracos ficam mapeados e pode-se planejar um mutirão no horário adequado. Tudo isso gera inteligência e cidades conectadas", na visão de Cabral.
Disponível em: https://opticanet.com.br/secao/tecnologiaenegocios/1022 0/waze-tem-plano-para-melhorar-transito-no-brasil. Acesso: 12 out. 2023. (adaptado)
Com base no texto “Waze tem plano para melhorar trânsito no Brasil”, analise as afirmativas a seguir:
I. Em: “Paulo Cabral, responsável pelo desenvolvimento de mercados na América Latina, conta que o Waze consegue agilizar a circulação de dados sobre o trânsito na gestão pública.”, o trecho “responsável pelo desenvolvimento de mercados na América Latina”, trata-se de um aposto explicativo.
II. Em: “As cidades usam as informações para planejar algumas características, como melhor hora de fazer coleta de lixo; buracos ficam mapeados e pode-se planejar um mutirão no horário adequado. ”, o termo “se” comporta-se de um pronome indefinido.
Marque a alternativa correta:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. Em: “Paulo Cabral, responsável pelo desenvolvimento de mercados na América Latina, conta que o Waze consegue agilizar a circulação de dados sobre o trânsito na gestão pública.”, o trecho “responsável pelo desenvolvimento de mercados na América Latina”, trata-se de um aposto explicativo.✔️
Aposto explicativo: isolado por virgulas, travessões ou parênteses, pois é uma tentativa de exclarecer
II. Em: “As cidades usam as informações para planejar algumas características, como melhor hora de fazer coleta de lixo; buracos ficam mapeados e pode-se planejar um mutirão no horário adequado. ”, o termo “se” comporta-se de um pronome indefinido. ❌
Nesse caso o "se" é um particula apassivadora que auxilia na formação da voz passiva sintética.
Voz passiva sintética: VTD + sujeito paciente + particula apassivadora
"pode-se planejar um multirão [...]"
locução verbal = pode planejar (transitiva direta)
se = particula apassivadora (devido às regras de colocação pronominal, o `s`e` está antes do verbo principal)
um multirão = sujeito paciente
Qualquer erro me corrijam
o "se" seria um pronome reflexivo?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo