Julgue o item subsequente.O fêmur é um osso par, longo, o ma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2331827 Enfermagem

Julgue o item subsequente.


O fêmur é um osso par, longo, o maior e mais forte osso do corpo humano. Localiza-se na coxa e seu tamanho é referente a um terço do tamanho do indivíduo adulto. Na epífise distal, encontramos a cabeça do fêmur, que se une à diáfise por meio do colo do fêmur. Na epífise proximal, encontramos os côndilos femoral, arredondados e que formam parte da articulação do joelho.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - errado

Vamos analisar o enunciado da questão e entender os pontos que levaram à resposta correta:

O fêmur é um osso par, longo, o maior e mais forte osso do corpo humano. Localiza-se na coxa e seu tamanho é referente a um terço do tamanho do indivíduo adulto.

Até aqui, a afirmação está correta. De fato, o fêmur é um osso par (pois temos um em cada perna), longo, e é o maior e mais forte osso do corpo humano. Ele se localiza na coxa e possui um comprimento considerável proporcional ao tamanho do indivíduo adulto.

Na epífise distal, encontramos a cabeça do fêmur, que se une à diáfise por meio do colo do fêmur.

Aqui, encontramos o erro. A cabeça do fêmur está localizada na epífise proximal e não na distal. A cabeça do fêmur é a parte que se articula com o osso do quadril para formar a articulação do quadril. A epífise distal do fêmur, por outro lado, contém os côndilos femorais que participam da articulação do joelho.

Na epífise proximal, encontramos os côndilos femorais, arredondados e que formam parte da articulação do joelho.

Esse trecho também está incorreto. Como mencionado anteriormente, os côndilos femorais estão localizados na epífise distal do fêmur e não na proximal. Os côndilos são importantes para a articulação do joelho, juntamente com a patela e a tíbia.

Portanto, a descrição fornecida no item contém erros significativos em relação à localização da cabeça do fêmur e dos côndilos femorais, justificando assim a resposta "Errado".

Resumo dos pontos principais:

1. Cabeça do fêmur: Localizada na epífise proximal.

2. Côndilos femorais: Localizados na epífise distal.

Esses erros de localização são críticos para a compreensão correta da anatomia do fêmur e das suas articulações.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresentada contém várias imprecisões que devem ser corrigidas. Primeiramente, o fêmur é um osso ímpar e não par, pois existe um em cada membro inferior, totalizando dois ossos fêmures no corpo humano. De fato, é o maior e mais forte osso do corpo, localizado na coxa, mas a afirmação de que corresponde a um terço do tamanho do indivíduo não é precisa, visto que essa proporção pode variar. Além disso, a descrição anatômica está incorreta: na epífise proximal do fêmur, encontramos a cabeça do fêmur, que se articula com o acetábulo da pelve, formando a articulação do quadril, e é unida à diáfise pelo colo do fêmur. Já na epífise distal estão localizados os côndilos femorais, que são estruturas arredondadas e fazem parte da articulação do joelho. Portanto, o item deve ser julgado como errado, pois traz informações equivocadas sobre a anatomia óssea do fêmur.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo