Quando a empresa emprega o custo-padrão estimado como medida...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
custo padrão é apenas algo projetado, planejado, estimado, etc. Aquilo que seria o ideal para a empresa. Mas ele nem sempre se concretiza com o que realmenta vai acontecer.
custo padrão se cotrapõe com o custo real da empresa, ou seja, "sonho x realidade". Já que as demonstrações contábeis devem espelhar a realidade da empresa logicamente não irá utilizar o custo padrão (projetado) e sim o real.
A não se que a questão diga que o custo padrão está igual ao real.
Bons estudos a todos...
bons estudos.
errado, neste ponto temos duas considerações a ser feitas e, portanto, dois erros.
Quando a empresa emprega o custo-padrão estimado como medida de controle, os valores projetados (i) servem de base (podem servir) para os registros contábeis (ii) e para o levantamento das demonstrações contábeis (dependerá de qual sistema de custeio foi adotado como método princial) publicadas pela entidade.
PS: Garanto que vale a pena a explicação, apesar do longo texto. Explico:
Conforme explica Eliseu Martins, o custo-padrão não é um sistema de custeio - como absorção, variável, etc -, mas sim um suporte para mais bem controlar as informações de custo. Ainda, "o custo-padrão poderá ser usado tanto com o custeio por absorção, quanto o custeio variável." (Eliseu Martins).
Ainda, segundo MARTINS, o custeio por absorção é o que pode ser utilizado para levantamento das demonstrações contábeis, sendo vedado o uso do custeio variável.
Por fim, destaco este último ponto, também da obra de Eliseu Martins:
"Ao contrário do que às vezes se imagina, o Custo-padrão não precisa ser obrigatoriamente inserido na
Contabilidade. Pode esta trabalhar com base apenas nos valores Reais, e toda a comparação entre Padrão e Real
ser feita à parte, extracontabilmente, em relatórios especiais." (26.6 CONTABILIZAÇÃO DO CUSTO-PADRÃO). Sendo assim, o custo-padrão pode ser usado como base para registro contábil, em determinadas situações.
Agora justifico os aspectos destacados na assertiva:
(i) O custo-padrão PODERÁ servir de base, o simples fato de ser utilizado na empresa não significa que está sendo usado para fins contábeis, significa que foi implantado um controle maior de custos.
(ii) Se o custo-padrão for usado juntamente (como suporte) com o sistema de custeio por absorção, poderá ser usado para levantamento das demonstrações contábeis.
Ademais, sobre o "custo-padrão estimado", significa que a empresa utiliza o custo que "deverá ser alcançado no exercício corrente", diferente do custo-padrão corrente, que significa o custo que deveria ser no exercício corrente e será utilizado para fins de comparação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo