Assinale o parágrafo cujo título não corresponde à ideia cen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q264201 Português
Assinale o parágrafo cujo título não corresponde à ideia central nele contida.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Apesar da questão ser bastante cansativa, com um pouquinho de atenção fica fácil perceber que o erro está na alternativa B, vejamos o porquê.
O texto dessa alternativa versa sobre as diversas formas que os sonegadores de impostos têm de realizar tal ato. Para ratificar ainda mais, o texto fala sobre uma reportagem de TV que revelou um golpe denominado bomba baixa.
Nota-se que o título do texto discorre na vala da incoerência ao dizer que "sonegadores empregam criatividade para gerar novas formas de pagar os impostos". O certo seria dizer justamente o contrário: sonegadores empregam... novas formas de NÃO pagar os impostos.
Valeu.

Complementando o comentário do colega:

SONEGAÇÃO: atitude dolosa do contribuinte, que consiste EM OCULTAR DA FISCALIZAÇÃO, VIA MEIOS ILÍCITOS, UM POSSÍVEL FATO GERADOR QUE ENSEJARIA A COBRANÇA DE UM TRIBUTO.

FRAUDE: atitude dolosa do contribuinte que consiste EM ALTERAR, VIA MEIOS ILÍCITOS, O FATO GERADOR, COM O INTUITO DE REDUZIR O VALOR A PAGAR DO TRIBUTO DEVIDO.


O parágrafo da alternativa B narra um caso de FRAUDE, e não de SONEGAÇÃO, como está dito no título do parágrafo.

Sonegadores empregam criatividade para gerar novas formas de pagar os impostos( Fala em pagar impostos)
São criativas as formas de fugir ao pagamento (Fala em não pagar impostos) de impostos de quaisquer produtos. Há poucos meses, reportagem de TV revelou uma fraude denominada bomba baixa, pela qual a quantidade de litros colocada no tanque dos veículos era menor do que o que estava marcado. Por controle remoto, a vazão era alterada - e o controle era desativado quando havia fiscalização.

b) o título é contrário ao texto

Título: "novas formas de pagar os impostos"

Texto: "São criativas as formas de fugir ao pagamento"

PEGADINHA DA PORRA!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo