Julgue o item subsequente.As etapas para a inserção de um ca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2331830 Enfermagem

Julgue o item subsequente.


As etapas para a inserção de um cateterismo vesical de demora e um cateter de alívio são as mesmas. A diferença consiste na insuflação de um balão para manter o cateter vesical de demora posicionado e a presença de um sistema de drenagem fechado

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

Vamos entender melhor o tema abordado na questão. O conteúdo se refere à técnica de cateterismo vesical, que é um procedimento comum na prática de enfermagem. Existem dois tipos principais de cateterismo vesical: o cateterismo vesical de demora e o cateterismo vesical de alívio.

De maneira geral, as etapas iniciais para a inserção de ambos os tipos de cateter são muito semelhantes. Essas etapas incluem:

- Higienização das mãos
- Assepsia da região genital
- Utilização de luvas estéreis
- Lubrificação do cateter
- Inserção cuidadosa do cateter na uretra até alcançar a bexiga

No entanto, existem diferenças cruciais entre esses dois procedimentos, as quais a questão destaca corretamente:

1. Cateterismo Vesical de Demora:
Este tipo de cateter possui um balão na extremidade que fica dentro da bexiga. Após a inserção, o balão é insuflado com uma solução estéril (geralmente soro fisiológico) para manter o cateter no lugar. Além disso, este cateter está conectado a um sistema de drenagem fechado, que coleta a urina de maneira contínua.

2. Cateterismo Vesical de Alívio:
Também conhecido como cateterismo intermitente, este não possui balão e é usado apenas para esvaziar a bexiga temporariamente. Após a drenagem da urina, o cateter é removido imediatamente.

Portanto, a alternativa está CORRETA, pois a questão afirma que as etapas para a inserção de ambos os tipos de cateter são semelhantes, mas destaca as diferenças no uso do balão e do sistema de drenagem fechado no cateterismo vesical de demora.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresentada aborda as etapas do procedimento de cateterismo vesical, tanto para cateter de alívio quanto para cateter vesical de demora. A afirmação está correta. Ambos os procedimentos envolvem etapas similares como a preparação do material, a antissepsia da área genital, a lubrificação do cateter, a inserção do mesmo na uretra até a bexiga e a confirmação da posição correta através da saída de urina. A principal diferença entre os dois tipos de cateterismo é que, no cateterismo vesical de demora (ou cateterismo Foley), após a inserção, insufla-se um balão com solução salina ou água estéril para fixar o cateter dentro da bexiga e evitar que ele se desloque, além de se conectar o cateter a um sistema de drenagem fechado para coleta de urina. Já no cateter de alívio (ou cateterismo intermitente), não há insuflação de balão e o cateter é removido logo após o esvaziamento da bexiga, não sendo conectado a um sistema de drenagem fechado. Portanto, as etapas iniciais de inserção são as mesmas, mas o procedimento final e a manutenção diferem entre os dois tipos de cateterismo.

O balonete do cateter vesical deve ser insuflado com água destilada, não com soro fisiológico. O soro pode cristalizar no interior do balão, dificultando a retirada da sonda.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo