A área de Rondônia começa a ser procurada, somente, nos fin...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q991427 História
A área de Rondônia começa a ser procurada, somente, nos fins do século XIX, segundo um padrão de ocupação comum a todo o sul do Amazonas, podendo-se afirmar que o fator principal dessa ocupação foi:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A ocupação da área de Rondônia, que ganhou destaque apenas nos finais do século XIX, seguiu um padrão de desenvolvimento que era comum ao sul do Amazonas. O motivo principal que impulsionou essa ocupação foi o surgimento do ciclo da borracha. Este ciclo representou um período de grande prosperidade econômica, que se baseou na extração e comercialização da borracha, material altamente demandado principalmente devido à revolução industrial e ao desenvolvimento da indústria automobilística.

Dessa forma, a alternativa correta que explica o fator principal para a ocupação de Rondônia é a Alternativa A - o surgimento do ciclo da borracha. As outras opções mencionam atividades econômicas importantes em diferentes contextos e regiões, mas que não foram determinantes para a ocupação específica de Rondônia no período citado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Surgimento do ciclo da borracha.

O ciclo da borracha foi parcialmente entre o período de 1879 a 1945

A questão quer saber qual foi o principal fator da ocupação de Rondônia no fim do século XIX.

Com o declínio da mineração e a proclamação da republica fizeram com que a região perdesse sua importância econômica até o fim do século XIX, quando a exploração da borracha entrou em seu auge. Dando início ao ciclo da borracha.

GABARITO: LETRA A

Ciclo da Borracha, quando os seringueiros saíram de Belém- PA e começaram vir para o ES de RO em busca do latex.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo