Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), deixar o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1731303 Serviço Social
Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente, pode ter como Pena:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos entender o que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece em relação à obrigação dos profissionais de saúde e educação em comunicar casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra crianças e adolescentes. Isso está descrito no artigo 245 do ECA.

Tema central da questão:

O foco aqui é a responsabilidade legal dos profissionais ao identificarem possíveis casos de maus-tratos. Essa norma visa a proteção integral das crianças e adolescentes e garante que situações de risco sejam devidamente notificadas às autoridades competentes.

Resumo teórico:

De acordo com o ECA, a comunicação de casos de maus-tratos é obrigatória para médicos, professores e responsáveis por estabelecimentos de saúde e ensino. O não cumprimento dessa obrigação pode resultar na aplicação de multas, com valores específicos estabelecidos na legislação.

Justificativa da alternativa correta (C):

A alternativa C - Multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência é a correta. O ECA, em seu artigo 245, define justamente esses valores como pena para o não cumprimento da comunicação de maus-tratos. Desta forma, a legislação impõe uma multa que vai de três a vinte salários de referência, dobrando-se em caso de reincidência.

Análise das alternativas incorretas:

  • A: Multa de um a cinco salários de referência. Essa alternativa não está de acordo com o ECA, pois os valores descritos são inferiores aos da legislação vigente.
  • B: Multa de dois a dez salários de referência. Também incorreta, uma vez que os valores ainda não correspondem ao que o ECA estabelece.
  • D: Multa de dois a vinte salários de referência. Apesar de se aproximar, a faixa inicial não é de dois, mas de três salários de referência.
  • E: Multa de três a dez salários de referência. Embora comece corretamente com três salários, o valor máximo não é dez, e sim vinte.

Entender as especificidades do ECA é crucial para profissionais que atuam com crianças e adolescentes, garantindo que saibam como proceder em casos de suspeita de maus-tratos, protegendo assim os direitos fundamentais desse grupo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ECA

Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente:

Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência

GAB. C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo