A respeito dos princípios administrativos, assinale a altern...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
• Princípios de Direito Administrativo:
Além disso, pode-se dizer que não basta a legalidade formal, restrita, da atuação administrativa, com a observância da lei, é importante a observância da ética, da boa-fé, entre outros.
MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) ERRADO - Em função do princípio da publicidade, a ausência de divulgação de todo ato o torna necessariamente nulo.
Primeiramente, na maioria dos casos, a divulgação/publicação dos atos administrativos não é requisito de validade/nulidade, mas sim de eficácia, conforme entende-se do parágrafo único do art.61 da lei 8.666/93, e, segundo, nem TODO ato pode ser divulgado/publicado, consoante depreende-se do art. 2º da lei 9.784/99, haja vista as hipóteses de sigilo.
Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
[...]
V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;
B) ERRADO - O princípio da eficiência impõe que a Administração fiscalize de maneira rigorosa a obediência às formalidades legais, independentemente dos resultados alcançados.
C) ERRADO - O princípio modalidade, por possuir conteúdo indeterminado, tem a sua aplicação necessariamente condicionada à prévia expedição de lei.
D) ERRADO - O princípio da legalidade implica na necessidade de que a realização de toda e qualquer conduta administrativa esteja estritamente autorizada por lei em sentido formal.
O princípio da legalidade decorre da existência do Estado de Direito, como uma Pessoa Jurídica responsável por criar o direito, no entanto, submissa ao ordenamento jurídico por ela mesmo criado e aplicável a todos os cidadãos.
Com efeito, o administrador público somente pode atuar conforme determina a lei, amplamente considerada, abarcando todas as formas legislativas, desde o próprio texto constitucional, até as leis ordinárias, complementares e delegadas
Ressalte-se que a atuação pode ser expressa ou implicitamente prevista em lei, diante da possibilidade de edição de atos administrativos discricionários nos quais o administrador poderá, mediante interpretação baseada no princípio da razoabilidade, definir a possibilidade de atuação, inferido de uma disposição normativa.
E) CORRETO - O princípio da impessoalidade veda que os agentes públicos se promovam às custas da Administração Pública.
Este princípio se traduz na ideia de que a atuação do agente público deve-se pautar pela busca dos interesses da coletividade, não visando a beneficiar ou prejudicar ninguém em especial, ou seja, a norma prega a não discriminação das condutas administrativas que não devem ter como mote a pessoa que será atingida pelo seu ato. Com efeito, o princípio da impessoalidade reflete a necessidade de uma atuação que não discrimina as pessoas, seja para benefício ou para prejuízo.
Existe o princípio da MODALIDADE?
GABARITO LETRA E
A) Certos atos serão sigilosos.
B) Princípio da Eficiência busca melhores resultados, custo/benefício.
C) Desconheço Princípio da Modalidade.
D) A lei é em sentido AMPLO e não formal.
E) CORRETA.
Creio que houve erro de digitação, o certo na alternativa C é moRalidade
IMPESSOABILIDADE; SER PARCIAL, EVITANDO SEMPRE A BUSCA DO BENEFICIO PROPIO OU DE OUTRO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo