Nas palavras: Indígena, Américas e Gramática, retiradas do t...
Texto I para responder à questão
Território brasileiro e povoamento A história do povoamento indígena no Brasil é, antes de tudo, uma história de despovoamento, já que é possível considerar que o total de nativos que habitavam o atual território brasileiro em 1500 estava na casa dos milhões de pessoas e hoje mal ultrapassa os 300 mil indivíduos.
Despovoamento, portanto! Eis o primeiro grande traço da história indígena no Brasil, como, de fato, ocorreu nas Américas em proporções gigantescas.
O conhecimento sobre os nativos da terra foi possível graças aos registros produzidos por viajantes de várias nacionalidades que aqui aportaram desde o século XVI, aos relatórios dos colonizadores e outros estrangeiros, à correspondência dos jesuítas e às gramáticas da "língua geral" e de outras línguas.
Fonte : https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena.html
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
As palavras "Indígena", "Américas" e "Gramática" recebem acento gráfico por serem proparoxítonas, ou seja, suas sílabas tônicas estão na antepenúltima sílaba. De acordo com a regra de acentuação, todas as proparoxítonas são acentuadas.
Indígena: in-dí-ge-na
Américas: A-mé-ri-cas
Gramática: gra-má-ti-ca
O gabarito correto segundo o QC é a alternativa: A
.
.
.
Corrija sua redação conosco! Estamos prontos para transformar sua redação em uma obra-prima com os preços mais acessíveis do mercado.
Correções e serviços a partir de R$15,00.
Entre em contato pelo WhatsApp: 61 99619-4978
Instagram: @projetodiscursiva.
https://linktr.ee/projetodiscursiva
Palavras proparoxítonas são aquelas em que a sílaba tônica, ou seja, a sílaba pronunciada com mais força, é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, com acento agudo ou circunflexo, para indicar a sílaba tônica.
PROPAROXÍONA TODAS SÃO ACENTUADAS
todas são proparoxítonas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo