O teor de significação apresentado no texto I, intitulado: T...
Texto I para responder à questão
Território brasileiro e povoamento A história do povoamento indígena no Brasil é, antes de tudo, uma história de despovoamento, já que é possível considerar que o total de nativos que habitavam o atual território brasileiro em 1500 estava na casa dos milhões de pessoas e hoje mal ultrapassa os 300 mil indivíduos.
Despovoamento, portanto! Eis o primeiro grande traço da história indígena no Brasil, como, de fato, ocorreu nas Américas em proporções gigantescas.
O conhecimento sobre os nativos da terra foi possível graças aos registros produzidos por viajantes de várias nacionalidades que aqui aportaram desde o século XVI, aos relatórios dos colonizadores e outros estrangeiros, à correspondência dos jesuítas e às gramáticas da "língua geral" e de outras línguas.
Fonte : https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena.html
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO LETRA B
Denotativo.
O texto utiliza a linguagem em seu sentido denotativo, ou seja, de maneira objetiva e literal, para descrever o despovoamento indígena no Brasil, apresentando informações históricas com base em fatos e dados. Não há uso de figuras de linguagem ou sentido conotativo no trecho fornecido.
LETRA A- FIGURADO. A linguagem figurada é aquela que emprega palavras ou expressões em sentido não literal, buscando criar efeitos de estilo, como metáforas, metonímias ou hipérboles.
LETRA C- METAFÓRICO. A metáfora é uma figura de linguagem em que se faz uma comparação implícita entre dois elementos, sem o uso de termos comparativos como "como" ou "tal qual". A metáfora é um exemplo de linguagem figurada, usada para representar ideias de maneira simbólica. Por exemplo, "ela tem um coração de pedra" é uma metáfora.
LETRA D - CONOTATIVO. O sentido conotativo ocorre quando as palavras são usadas em um sentido diferente do literal, carregando valores subjetivos, simbólicos ou emocionais. A conotação está presente, por exemplo, quando usamos expressões como "essa pessoa é uma estrela", no sentido de que ela é brilhante ou talentosa, e não literalmente uma estrela no céu.
O sentido denotativo, também conhecido como sentido literal, é o uso de palavras e expressões no seu sentido real, habitual e próprio, conforme o dicionário.
BIZU; Denotatico --- D de dicionario
Figurado--- nao literal
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo