Um dos objetivos da odontologia restauradora é a preservaçã...
Um dos objetivos da odontologia restauradora é a preservação dos tecidos dentários sadios, assim como a recomposição do tecido perdido, buscando, através do emprego de materiais restauradores adequados e de técnicas bem conduzidas, restabelecer a saúde, o conforto, a função mastigatória, a estética para as pessoas. Os materiais restauradores devolvem a função mastigatória e a maioria destes entra em contato e interage com os tecidos e fluidos orais, portanto a seleção do material deve levar em consideração as propriedades físicas e mecânicas e a compatibilidade biológica ou biocompatibilidade. Com base no exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Existem, basicamente, dois tipos de materiais restauradores dentários: aqueles que necessitam de retenção mecânica (preparos cavitários especiais), para permanecerem nos dentes, como as resinas e aqueles que se ligam quimicamente ao esmalte e dentina (aderem-se à estrutura dentária), como o amálgama.
( ) O amálgama dental é produzido pela mistura do mercúrio líquido com partículas sólidas de prata. As desvantagens são: ausência de estética e baixa resistência.
( ) A resina composta é formada por uma matriz orgânica, uma carga inorgânica e um silano como agente de união entre ambas.
( ) Os cimentos de ionômero de vidro têm se destacado cada vez mais como materiais restauradores de caráter definitivo, devido às suas propriedades biologicamente favoráveis e à sua boa performance em longo prazo, ocupando um papel significante na odontologia preventiva, em razão de suas propriedades de liberação de flúor, sendo considerados materiais biocompatíveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo