Considerando essas informações, julgue o item a seguir.Todo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1894390 Engenharia de Petróleo
Os corpos materiais nunca podem ser estritamente corpos rígidos, pois sempre que submetidos à ação de uma força externa sofrem deformações que alteram as distâncias relativas entre suas partes. As deformações, quando são elásticas e linearmente proporcionais às tensões externas ao qual o corpo está submetido, podem ser calculadas a partir do conhecimento dos módulos de elasticidade de Young, os quais dependem do tipo de material do qual o corpo é constituído. Esses módulos em geral são muito grandes em sólidos e líquidos, implicando que esses materiais deformam muito pouco. Como exemplo, os módulos de Young do ferro e alumínio são dados respectivamente por Yferro = 21 x 1010Pa e Yalumínio = 7 x 1010Pa. 

Considerando essas informações, julgue o item a seguir.


Todo sólido submetido a uma tensão externa que aumenta se deforma elasticamente até romper ou quebrar, quando um certo valor limite é alcançado pela tensão externa.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa está incorreta. A afirmação apresentada é válida apenas para materiais que se comportam de maneira elástica linear até a ruptura. Na prática, diversos materiais apresentam comportamentos mais complexos, e a deformação pode ser anelástica (irreversível) mesmo antes da ruptura.

Limitações da Afirmação:

  1. Deformação Anelástica:

Alguns materiais, como o concreto e alguns polímeros, apresentam deformação anelástica mesmo sob tensões baixas. Essa deformação não é reversível e pode levar à falha do material antes da ruptura.

  1. Limite Elástico Não Definido:

Nem todos os materiais possuem um limite elástico bem definido. Em alguns casos, a transição entre o comportamento elástico e o plástico é gradual, dificultando a determinação precisa do limite elástico.

  1. Tipos de Ruptura:

A ruptura de um material pode ocorrer de diversas maneiras, como por fadiga, corrosão sob tensão ou outras formas de degradação. A simples aplicação de uma tensão externa nem sempre resulta em ruptura por fratura.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo