A Teoria da Agulha Hipodérmica, que pressupõe que as mensag...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra D
Também conhecida por Teoria da Bala Mágica, a Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se da suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica, que perfuram a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é a principal característica do indivíduo nesta teoria
Meu resumo de algumas teorias que peguei nas questões do QCONCURSOS.
Erros, por favor sinalizar que altero.
Teoria do espelho = desinteresse e realidade (a realidade dita as notícias e os jornalistas são desinteressados, fazem o que tem que ser feito, doa a quem doer)
Teoria estruturalista:
I. Reconhece a “autonomia relativa” dos jornalistas em relação a um controle econômico direto, ao contrário da teoria de ação política.
II. Conceitualiza as notícias como uma construção e encara as fontes oficiais como um bloco unido e uniforme.
III. “Definidores primários” é o nome dado às fontes “poderosas”, com um acesso exagerado aos media, que reproduz a “ideologia dominante”.
Teoria Mass Communication Research se deu com a tentativa de formalização do processo comunicativo, a partir da "questão-programa" de Lasswell, elaborada nos anos 30 e proposta em 1948.O paradigma de Laswell está organizado a partir das seguintes questões: Quem? Diz o quê? Em que canal? A quem? Com quais efeitos?
Teoria crítica: Inaugurada pela Escola de Frankfurt, a Teoria Crítica parte do pressuposto das teorias marxistas e investiga a produção midiática como típico produto da era capitalista. Desvendam assim a natureza industrial das informações contidas em obras como filmes e músicas: temas, símbolos e formatos são obtidos a partir de mecanismos de repetição e produção em massa, que tornam a arte adequada para produção e consumo em larga escala.
Teoria hipodermica: O fenômeno das comunicações de massa é um dos principais elementos que contextualizam a teoria hipodérmica.
Teoria Newsmaking = pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. Significatividade é um dos critérios substantivos para se definir o que é notícia. leva em conta critérios como noticiabilidade, valores-notícia, constrangimentos organizacionais, construção de audiências e rotinas
Teoria dos estudos culturais veem ver na chamada ‘recepção’ um papel ativo e importante, que pode alterar o resultante de todo o processo. A partir das mediações sociais, as pessoas se ‘relacionam’ com a comunicação de massa, estabelecendo negociações simbólicas a partir da oferta proposta pelos veículos, mas também de sua visão de mundo, de seus hábitos e crenças, ou seja, de sua cultura. Reconhece e analisa o papel do receptor.é reconhecido um papel ativo do receptor na construção do sentido das mensagens, com acentuada importância do contexto na recepção.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo