Assinale a opção que corresponde à interpretação correta do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q164960 Português
Assinale a opção que corresponde à interpretação correta do uso das estruturas lingüísticas no texto.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quanto à letra C, "É obrigatório o emprego do infinitivo flexionado “transformarem” (L.8), por que seria gramaticalmente incorreto seu emprego na forma não-flexionada: transformar.", trata-se de flexão de infinitivo FACULTATIVA, conforme ensinamentos do professor Fernando Sales (curso Estratégia):

A flexão do infinitivo será facultativa quando:  - o sujeito do infinitivo já estiver sido expresso na oração anterior. Exemplo: Os alunos se encontraram para estudar/estudarem o melhor método de estudos. (os alunos = sujeito) - houver verbos causativos ou sensitivos, seguidos de substantivo com infinitivo.  Exemplo: Mandei os meninos estudar/estudarem.

Em questões difíceis, nem sinal de professor comentando!!!

Gabarito letra B.

Os erros

Letra A) O verbo concordo com "razoável, não poderia concordar com sociedade, pois estaria separando o sujeito de seu verbo por meio de vírgulas

Letra C) Como já respondida pelo colega acima, o infinitivo, nesse caso, terá sua flexão facultativa, pois, quando seu sujeito está no plural, mas é antecedido de um verbo, com o mesmo sujeito, no plural, sua flexão será facultativa.

P.s: Nesse caso é " Razão e verdade DEIXAM de ser valores absolutos para se (TRANSFORMAR/TRANSFORMAREM)

Letra D) Indo na oração das palavras verdade e razão, vemos que isso não é verdade, pois são os sujeitos dos verbos que a seguem.

"A verdade e a razão PODEM SER CONQUISTADAS em um contexto dado. O QUE PODEM SER CONQUISTADAS? R: A verdade e a razão

Letra E) " Apesar de ainda esparsamente institucionalizados, já fazem parte do...", esparsamente,nesse caso, tem o mesmo sentido de amplamente, portanto, não será sempre, mas sim em muitos casos

P.s: A letra B é autoexplicativa, podendo o "Como" assumir valor condicional em certos casos

Na primeira ocorrência, o infinitivo ficou no singular por tratar-se de locução verbal (deixou de ser).

Na segunda ocorrência, poderíamos não flexionar, deixando a ação mais genérica, sem foco no sujeito do verbo: para se transformar.

Esse é o erro do item, dizer que a forma flexionada é obrigatória. Poderíamos flexionar ou não. Esse não é um dos casos rígidos que estudamos. Questão incorreta.

A conjunção “como” (L.3) confere à frase em que ocorre um valor condicional: " O conceito de razão só faz como (se for) razão dialógica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo