Seguindo as variáveis observadas por Ana Paula P. (2007), a ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Administração Pública Societal é uma nova concepção teórica elaborada por Ana Paula Paes de Paula para a Reforma do Aparelho de Estado que enfatiza a participação social através de uma dimensão sócio-política da gestão, é uma crítica ao Gerencialismo por seu direcionamento no ajuste fiscal, eficiência administrativa e base econômica-financeira. Não tem uma proposta de reorganização do Aparelho de Estado, mas enfatiza iniciativas locais da Administração Pública.
Segundo a autora, a Administração Pública Societal é oriunda dos movimentos sociais democráticos no começo da década de 1960 (e abortados pelo regime cívico-militar imposto em 1964), e retomados com o processo de redemocratização na década de 70 e 80 com as demandas organizadas da sociedade civil para um Estado mais permeado às participações populares.
As referências sobre esta perspectiva são o artigo da autora "Administração Pública Brasileira entre o Gerencialismo e a Gestão Social" (2005), e seu livro "Por uma Nova Gestão Pública" (FGV, 2010).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo