Seguindo as variáveis observadas por Ana Paula P. (2007), a ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a origem da Administração Pública Societal, um tema relevante para compreender as transformações na gestão pública e sua vinculação com os movimentos sociais.
## Explicação do Tema Central
A Administração Pública Societal refere-se a um modelo de gestão pública que se desenvolve a partir de uma maior integração e participação da sociedade civil nas decisões governamentais. Este conceito é especialmente relevante em países como o Brasil, onde os movimentos sociais tiveram um papel significativo na transformação das estruturas de poder e na promoção de políticas públicas mais inclusivas.
## Justificativa da Alternativa Correta
Alternativa Correta: A - nos movimentos sociais brasileiros, que tiveram início nos anos 1960 e desdobramentos nas três décadas seguintes
A alternativa A é a correta, pois a Administração Pública Societal está diretamente ligada ao surgimento e à influência dos movimentos sociais no Brasil a partir dos anos 1960. Esses movimentos, que incluíram várias causas sociais, tiveram um impacto profundo nas décadas seguintes, culminando em uma maior participação cidadã nas decisões públicas. Essa mudança é um reflexo do que Ana Paula P. (2007) menciona como a origem da Administração Pública Societal.
## Análise das Alternativas Incorretas
Alternativa B - no movimento de contra-reforma, protagonizado nos anos 1960
Essa alternativa está incorreta porque o movimento de contra-reforma não está relacionado à origem da Administração Pública Societal. A contra-reforma refere-se mais a questões econômicas e políticas rígidas, e não à participação social na administração pública.
Alternativa C - no movimento de força popular protagonizado pela sociedade civil, sobretudo no decorrer dos anos 1990
Embora os anos 1990 tenham visto um aumento na participação popular, a origem da Administração Pública Societal remonta aos processos desencadeados nos anos 1960. A alternativa A captura melhor essa continuidade histórica mencionada por Ana Paula P.
Alternativa D - no movimento sindical de perfil revolucionário e esquerdista
Essa alternativa está incorreta pois, apesar de os movimentos sindicais terem um papel importante em mudanças sociais, a Administração Pública Societal é mais ampla, envolvendo uma gama maior de movimentos sociais e não somente os sindicais.
Ao interpretar a questão, preste atenção em palavras que indiquem origem e continuidade histórica, que são dicas valiosas para identificar a alternativa correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Administração Pública Societal é uma nova concepção teórica elaborada por Ana Paula Paes de Paula para a Reforma do Aparelho de Estado que enfatiza a participação social através de uma dimensão sócio-política da gestão, é uma crítica ao Gerencialismo por seu direcionamento no ajuste fiscal, eficiência administrativa e base econômica-financeira. Não tem uma proposta de reorganização do Aparelho de Estado, mas enfatiza iniciativas locais da Administração Pública.
Segundo a autora, a Administração Pública Societal é oriunda dos movimentos sociais democráticos no começo da década de 1960 (e abortados pelo regime cívico-militar imposto em 1964), e retomados com o processo de redemocratização na década de 70 e 80 com as demandas organizadas da sociedade civil para um Estado mais permeado às participações populares.
As referências sobre esta perspectiva são o artigo da autora "Administração Pública Brasileira entre o Gerencialismo e a Gestão Social" (2005), e seu livro "Por uma Nova Gestão Pública" (FGV, 2010).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo