A alternativa que faz referência ao conceito de “Goodwill” é:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q991452 Contabilidade Geral
A alternativa que faz referência ao conceito de “Goodwill” é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CPC 04

11. O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) reconhecido em uma combinação de negócios é um ativo que representa benefícios econômicos futuros gerados por outros ativos adquiridos em uma combinação de negócios, que não são identificados individualmente e reconhecidos separadamente. Tais benefícios econômicos futuros podem advir da sinergia entre os ativos identificáveis adquiridos ou de ativos que, individualmente, não se qualificam para reconhecimento em separado nas demonstrações contábeis.

GAB. B

Goodwill é o ágio por expectativa de rentabilidade futura.

Foco galera, é difícil, mas não impossível.

Compra Vantajosa e Goodwill

I-Compra vantajosa 

Valor justo-----------100

Valor pago-----------90

Ganho de -----------10 ( esse ganho irá para a DRE)

II- Goodwill 

Valor justo ----------100

Valor pago----------110

ágio de --------------10 (esse valor vai para o ativo não circulante)

III- Método de equivalência patrimonial (MEP) empresa X investe na Y

  1. Letra b

Em caso de dissolução parcial ou de dissolução total, imprescindível o levantamento do patrimônio do empreendimento para que se possa calcular, proporcionalmente ao capital investido pelo sócio retirante, excluído ou ex- sócios, se possuem direitos a eventuais haveres.

 

No caso dos sócios que vão permanecer na empresa=

1) No silencio do contrato= o cálculo pode ser feito em partes iguais,

OU

2) Se houver previsão contratual = é possível que o cálculo seja feito proporcionalmente às quotas de cada sócio (ou de outra forma ali prevista no contrato)

 

Todavia, no caso do SÓCIO que vai ser expulso OU que vai se retirar, o cálculo não pode considerar apenas o patrimônio e os bens presentes da sociedade. Isso porque, o sócio retirante ou expulso deixará de ganhar não só o que investiu, mas também os possíveis lucros e eventuais valorizações que a sociedade vai adquirir com o tempo (além de ter que começar do “zero”, caso queira, voltar ao mercado). A essa parcela, o Direito Empresarial, dá o nome de GOODWILL (lucro vindouro + lugar no mercado). O cálculo do GOODWIL deve ser feito por fórmula que consta no contrato social + fórmula técnica realizada por um perito.

O SÓCIO que vai ser expulso OU que vai se retirar vai ser indenizado pela sua saída pelo que ele tinha (+) GOODWILL.

 

 

O que é goodwill?

Quando uma empresa é colocada à venda, é comum que o valor pago pelo comprador seja maior ao valor de mercado. Essa quantia a mais trata-se do goodwill. Isso acontece, pois o patrimônio da empresa pode ir bem além do que aqueles representados pelos ativos palpáveis, bens materiais. Pontos que não têm a ver com a infraestrutura e tudo que é visível aos olhos pode significar um grande valor (valores imateriais da empresa).

Tais ativos intangíveis revelam a capacidade de uma organização para obter receita. Diferenciais, qualidades e detalhes específicos de uma empresa que podem gerar lucro são fundamentais para seu crescimento e consolidação.

O goodwill seria uma forma de indenizar o sócio retirante pelo que ele vai deixar de ganhar com os valores imateriais da empresa que está deixando (evitando-se o enriquecimento sem causa dos que ficarão na empresa)

 

GOODWILL: deve ser feito considerando:

a) perda futura de lucros do sócio que tá deixando a sociedade

b) perda do lugar do sócio retirante OU expulso do mercado

c) potencial de ganho que a empresa tem dentro do mercado (fundo de comércio)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo