Dentre os termos destacados a seguir, identifique o que poss...
[...] No cinquentenário da República, ninguém questionava a quartelada que derrubou o Império em 1889. Nos 50 anos do Estado Novo, poucos deram atenção ao período que transformou a economia e a sociedade brasileiras. Pois hoje, dia 31 de março de 2014, 50 anos depois do golpe militar, o Brasil é tomado de debates inflamados e de um surto incomum de memória histórica. [...]
Houve avanços em quase todas essas áreas. Estabilizamos a moeda, distribuímos renda, pusemos as crianças na escola. As conquistas não são poucas, vieram aos poucos e estão longe de terminadas. Todas elas são fruto do ambiente livre, em que diferentes ideias podem ser debatidas e testadas. Todas são fruto, numa palavra, da democracia.
Eis a principal diferença entre os dois Brasis, separados por 50 anos: em 1964 havia, à direita e à esquerda, ceticismo em relação à democracia; hoje, não mais. Se há pensamento autoritário no país, ele é minoritário. Nossas instituições democráticas deram prova de vitalidade ao promover o impeachment de um presidente, a condenação de corruptos poderosos no caso do mensalão e ao manter ampla liberdade de opinião e de expressão. A cada eleição, o brasileiro gosta mais da democracia.
Nada disso significa, porém, que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada. Democracias jovens, como Venezuela, Argentina ou Rússia, estão aí para mostrar como o espectro do autoritarismo pode abalar os regimes de liberdade. A luta pela democracia e pelas liberdades individuais precisa ser constante, consistente e sem margem para hesitação.
(Helio Gurovitz. Época, 31 de março de 2014. Adaptado.)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) sujeito
B) sujeito
C) Objeto Direto
D) sujeito
E) sujeito
Gabarito C
Avanços é objeto direto
Verbo HAVER no sentido de existir, ocorrer é impessoal, logo não varia.
Deve haver bons concursos neste mês
(Objeto direto)
Devem existir bons concursos neste mês
(Sujeito)
Reparem que é a mesma semântica, entretanto a estrutura sintática é diferente.
c-
o unico que nao é sujeito.
verbo haver sentido existir ==IMPESSOAL
GABARITO - C
Verbo haver no sentido de existir = Impessoal
O que vem após = Objeto direto
Houve avanços ( OBJETO DIRETO )
Bons estudos!
Sério, não acerto uma dessas questões de análise sintática, mds q eu faço?!!!!!!!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo