A consonância está entre os valores-notícia de construção, q...
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Os jornalistas possuem critérios para selecionar os acontecimentos diários que merecem ser transformados em notícia e critérios para construir uma notícia.
Os critérios para construção estão relacionados à estrutura da notícia e indicam pontos para informar, realçar e/ou omitir na edificação daquilo que vai ser noticiado. São divididos em seis: simplificação, amplificação, relevância, personalização, dramatização e consonância.
A consonância é a inserção de um fato novo em uma narrativa “velha", ampla e já conhecida, de modo que já há certa previsibilidade no ocorrido.
Vamos analisar as alternativas:
A) Errado. A capacidade de relatar um fato de maneira simples, reduzindo sua ambiguidade e complexidade, e utilizando frases prontas, estereótipos e clichês, é definida como simplificação.
B) Errado. O ato de amplificar o acontecimento e suas consequências, com o objetivo de reforçar o impacto da notícia e de atrair mais atenção, é chamado de amplificação.
C) Errado. A intenção de mostrar o sentido do acontecimento a fim de aumentar a sua relevância para o público-alvo, ou seja, ter significado para cada indivíduo e causar impacto sobre sua vida, é denominada relevância.
D) Certo. A estratégia de inserir a novidade em um contexto já conhecido e disseminado, que pertence a uma narrativa ampla e corresponde às expectativas do receptor, é definida como consonância.
E) Errado. A estruturação da notícia baseada no uso de aspectos dramáticos e de apelo emocional recebe o nome de dramatização.
Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a correta.
Gabarito do Professor: Letra D.
Bibliografia:
- Traquina, Nelson. Teorias do Jornalismo, Volume II: A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional, 2. ed. Florianópolis: Insular, 2008.
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GABARITO D
Em sua proposta de sistematização para os valores-notícia, Nelson Traquina (2008, p.91) enumera seis “valores-notícia de construção”: a simplificação, a amplificação, a relevância, a personalização, a dramatização e a consonância.Tais concepções, todavia, tratadas pelo autor português como “valores”, são compreendidas no contexto da presente discussão muito mais como estratégias argumentativas típicas da retórica e do enquadramento – a exemplo do emprego de figuras de linguagem e de técnicas de argumentação, que “cumprem a função de redefinir um determinado campo de informação, criando efeitos novos e que sejam capazes de atrair a atenção do receptor” (CITELLI, 2003, p.19-20). (...) a ideia de “consonância”, isto é, a prática de inserir acontecimentos em uma “narrativa” mais ampla e já disseminada.
FONTE:http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2511-1.pdf
Os estudos dos dinamarqueses Johan Galtung e Mari Holmboe Ruge (1999) são alguns dos mais específicos e detalhados. Eles listaram doze valores-notícias. São eles: 1) Frequência (duração do acontecimento); 2) Amplitude (quanto maior a amplitude, mais provável a audição); 3) Inequivocidade (quanto mais claro, mais provável a audição); 4) Significância (relevante e com proximidade cultural); 5) Consonância (novo acontecimento com uma velha narrativa); 6) Imprevisibilidade (inesperado, raro); 7) Continuidade (continuação da notícia); 8) Composição (apresentação equilibrada); 9) Referência a nações de elite (importância); 10) Referência a pessoas de elite; 11) Referência a pessoas; 12) Referência a algo negativo (dominantes, inesperadas, satisfazem o critério de frequência).
file:///C:/Users/Rafael/Downloads/9192-40971-1-PB.pdf
LETRA A: SIMPLIFICAÇÃO
LETRA B: AMPLIFICAÇÃO
LETRA C: RELEVÂNCIA
LETRA D: CONSONÂNCIA
LETRA E: DRAMATIZAÇÃO
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