Considerando um sistema Operacional Linux (Ubuntu 16.04, em...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q879595 Noções de Informática
Considerando um sistema Operacional Linux (Ubuntu 16.04, em sua instalação padrão), qual extensão é utilizada por padrão para indicar pacotes instaláveis?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - .deb.

O tema abordado pela questão é sobre a gestão de pacotes em sistemas operacionais Linux, especificamente na distribuição Ubuntu 16.04. Para resolver esta questão, é fundamental ter conhecimento sobre como as diferentes distribuições de Linux gerenciam a instalação de softwares. Os pacotes de software são arquivos que contêm todos os dados necessários para instalar e executar um programa no sistema.

No caso do Ubuntu, que é uma distribuição baseada no Debian, os pacotes de software são comumente distribuídos no formato .deb. Este formato é utilizado pelo sistema de gerenciamento de pacotes dpkg e por ferramentas de mais alto nível como o APT (Advanced Package Tool) para instalar, atualizar e remover software em sistemas baseados no Debian.

A extensão .exe está associada a executáveis no ambiente Windows, não sendo usada em sistemas Linux. A extensão .rpm é usada por sistemas que utilizam o RPM Package Manager, como o Fedora e o CentOS. Já a extensão .iso refere-se a uma imagem de disco, que pode ser usada para gravar um sistema operacional em um CD/DVD ou criar uma máquina virtual, mas não é uma extensão de pacote instalável. A extensão .bat é usada para arquivos batch no Windows, que contêm uma série de comandos executados pelo interpretador de comandos do sistema.

Um erro comum é confundir as extensões usadas em diferentes sistemas operacionais ou distribuições Linux. Para evitar isso, lembre-se de que cada distribuição de Linux pode adotar um gerenciador de pacotes diferente, e, consequentemente, as extensões dos pacotes instaláveis podem variar.

Portanto, a resposta correta é B - .deb, que representa o formato de pacote instalável utilizado por padrão no Ubuntu 16.04 e em outras distribuições baseadas no Debian.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO B

 

Os pacotes debian (.deb) são arquivos compactados instalaveis composto por um diretório chamado "DEBIAN" e os arquivos e diretórios que serão instalados. O diretório "DEBIAN" guarda um arquivo texto chamado "control", nele contém informações que identificam o pacote como o nome do pacote, versão, arquitetura do sistema, prioridade, dependências, mantenedor, descrição, etc...

 

https://www.hardware.com.br/comunidade/pacotes-entendendo/323200/

Deb é a extensão de pacotes de software usados pelo Debian, estes pacotes são usados para distribuir software. Outras distribuições de Linux baseadas em Debian também usam ficheiros/arquivos .deb, sendo o Ubuntu e o Super OS exemplos disso. Os aplicativos do aplicativo de jailbreak Cydia (iOS/iPhone OS) também usam pacotes Debian.

https://pt.wikipedia.org/wiki/.deb

Outras extensões
BAT - Batch é um arquivo em lotes do Windows utilizado para otimizar tarefas por técnicos e programadores. O mesmo é interpretado pelo Prompt de comando do sistema operacional, onde seus comandos são executados sequencialmente


RPM é um sistema de instalação de programas criado pela Red Hat. 
Um pacote RPM nada mais é do que os arquivos do programa, scripts e regras para sua instalação.

.EXE Aplicativos e scripts de software desenvolvidos para sistemas baseados no Windows Microsoft consistem em um arquivo usado para iniciar o processo de inicialização dos outros arquivos de desenvolvedor necessários para executar esses programas, e esses arquivos são armazenados no formato EXE

ISO Um ISO (extensão .iso) é uma imagem de CD, DVD ou BD de um sistema de ficheiros ISO9660. Por outras palavras, refere-se a qualquer imagem de um disco óptico, mesmo uma imagem UDF

Mermão, tem q ser técnico em TI ou devo ta estudando pouco

 

.exe :

 arquivos executáveis no Windows.

 

No Linux não uma extensão específica para arquivos executáveis, já que programas e scripts podem ser executáveis desde que tal permissão seja definida pelo dono do arquivo.

 

.deb

esta é a extensão usada em pacotes instaláveis da distribuição Debian e suas distribuições derivadas, como é o caso do Ubuntu.

 

 .rpm

 esta é a extensão utilizada por pacotes instaláveis das distribuições Red Hat, Fedora, CentOS, SUSE, Mandriva e derivadas.

 

 .iso

este é o sistema de arquivos de CDs, não extensão de arquivos.

 

.bat

 usada para arquivos que contém comandos do sistema operacional, geralmente o DOS.

isso não existe viu, deus eu não aguento mais ...bora vê

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo