Os critérios usados pelos jornalistas para definir se um fat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q914590 Comunicação Social
Os critérios usados pelos jornalistas para definir se um fato tem ou não potencial de notícia podem ser divididos em substantivos e contextuais, dependendo do próprio fato ou do processo de produção noticiosa. Assinale a opção que apresenta apenas critérios contextuais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os valores -notícia de seleção dizem respeito aos critérios que os jornalistas utilizam para selecionar, no complexo rol de acontecimentos cotidianos, aqueles que merecem ser transformados em conteúdo jornalístico. São divididos em duas classes: critérios substantivos e critérios contextuais.

Os critérios substantivos são formados por onze valores -notícia: a morte, a notoriedade, a proximidade, a relevância, a novidade, o tempo (atualidade), a notabilidade, o inesperado, o conflito (ou controvérsia), a infração e o escândalo. Já critérios contextuais são constituídos por cinco valores -notícia: a disponibilidade, o equilíbrio, a visualidade, a concorrência e o dia noticioso.

Gabarito do professor: Letra A.

Fonte:

- Silva, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. Estudos em Jornalismo e Mídia Vol.II Nº 1 - 1º Semestre de 2005.

- Silva, Marcos Paulo da e Jeronymo, Raquel de Souza. Uma análise crítica dos 'valores-notícia de construção': contribuições da retórica e dos estudos de enquadramento para problematização do conceito. Intercom. 2017.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO A

 

Segundo Mario Wolf, os valores-notícia são divididos em duas categorias:  valores-notícia de seleção e  valores-notícia de construção.  Os valores-notícia de seleção referem-se aos critérios usados pelo jornalistas para seleção dos acontecimentos que serão transformados em notícia (em detrimento de outros). Eles são divididos em critérios substantivos que dizem respeito à avaliação direta do acontecmento em termos de sua importância ou interesse como notícia  e critérios contextuais estão ligados ao contexto de produção da notícia. Para Traquina (2005), os critérios contextuais dos valores-notícias de seleção são a disponibilidade, o equilíbrio, a visualidade, a concorrência e o dia noticioso

 

Disponibilidade - facilidade com que é possível fazer a cobertura do acontecimento;

Equilíbrio - diz respeito à quantidade de notícias sobre um acontecimento ou assunto;

Visualidade - está relacionada a elementos visuais como filmes e fotografias

ConcorrÊncia - revela a competição entre as empresas jornalísticas, o valor que é dado ao "furo", o sair na frente com material exclusivo;

Dia noticioso - trata-se demonstrar que, no jornalismo, cada dia é um dia e que há dias ricos em acontecimentos com valor-notícia e outros não. 

FONTE:https://www.passeidireto.com/arquivo/27804402/valores-noticia-versao-completa

VALOR NOTÍCIA:

1. De seleção: (análise do potencial de um fato para virar notícia):

a. Critérios substantivos: (diretamente ligado ao interesse/importância): morte, notoriedade, proximidade, relevância, novidade, tempo, notabilidade, controvérsia/conflito e infração.

b. Critérios contextuais: (o que deve ser realçado/omitido): disponibilidade, equilíbrio, visualidade, concorrência e dia noticioso.

2. De construção: (forma de construção da notícia): simplificação, amplificação, relevância, personalização, dramatização e consonância.

Substantivos

Morte

Notoriedade

Proximidade

Relevância

Novidade

Tempo

Notabilidade

Inesperado

Conflito

Infração

Escândalo

Contextuais

Disponibilidade

Equilíbrio

Visualidade

Concorrência

Dia Noticioso

Construção

Simplificação

Amplificação

Relevância

Personificação

Dramatização

Consonância

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo