O trecho a seguir faz parte da notícia publicada pela BBC Ne...
Sarampo: O menino francês não vacinado que reintroduziu a doença na Costa Rica
É uma doença altamente contagiosa e potencialmente letal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). E a Costa Rica não registrava um caso desde 2014. Até agora.
Um menino francês de cinco anos que viajou para a Costa Rica com seus pais reintroduziu o sarampo no país da América Central, que não registrava um caso autóctone (transmissão local) desde 2006 e nenhum importado desde 2014. As autoridades de saúde costa-riquenhas estabeleceram um plano de ação para evitar que a doença se espalhe entre a população local. Medidas de controle A criança e a sua família foram isoladas por um período de sete dias no hospital Dom Sanabria, em Puntarenas, sob forte esquema de controle: ventilação isolada, pressão negativa, acesso restrito e cuidados médicos sob protocolos de biossegurança. As autoridades determinaram o fim do período de quarentena na segunda-feira, dada a evolução favorável do quadro da criança e o fim dos sete dias determinados pelos regulamentos nacionais e internacionais para evitar o contágio da população. Segundo o Ministério da Saúde da Costa Rica, a criança chegou ao país no dia 18 de fevereiro e não possuía vacinas específicas contra o sarampo. As autoridades também tentaram localizar todas as pessoas que tenham entrado em contato com a família, incluindo os 300 passageiros que viajaram com eles a bordo de um voo da Air France e as pessoas do hotel no qual a família ficou no primeiro dia de estadia. No total, de acordo com as últimas informações disponíveis, 104 pessoas já foram vacinadas. O intervalo entre a exposição ao vírus e a aparição das erupções na pele varia de 7 a 18 dias, segundo a OMS. [...] (Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47408849 - acesso em 01/03/2019.)
A notícia também informa que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Desta forma, doenças infecto -contagiosas que pareciam erradicadas voltam a aparecer em várias regiões. O texto da BBC News mostra uma situação de emergência na Costa Rica ocasionada pelo sarampo de uma criança estrangeira não vacinada. Houve também contaminação antes da criança sair da França, seu país de origem
Entre as alternativas está indicada uma informação também dada na reportagem. Não há como saber pelo trecho que é apresentado na questão. É preciso acesso direto à reportagem. Não sendo possível, é preciso a leitura atenta do trecho dado e das alternativas para ver se fazem sentido, se são lógicas.
A) INCORRETA - Mulheres grávidas e bebês muito pequenos não devem ser vacinados em algumas circunstâncias.
B) CORRETA- O apresentado na alternativa faz parte do calendário oficial de vacinação das crianças em todo o país. Vacinas essas que são aplicadas em postos de saúde públicos.
C) INCORRETA - As doenças importadas não são necessariamente mais graves. A questão é a possibilidade de contaminação e difusão de uma doença já erradicada, como foi este caso na Costa Rica.
D) INCORRETA - Com uma população imunizada acontece a " imunidade de rebanho". O vírus não encontra hospedeiro. Desta forma é possível a erradicação do vírus , que era a situação da Costa Rica desde 2014.
Gabarito do Professor: Letra B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Aos 15 meses é tomada a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo