Considerando-se a Portaria de Consolidação nº 5/2017, relac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1249265 Enfermagem
Considerando-se a Portaria de Consolidação nº 5/2017, relacionada à vacina papilomavirus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) - HPV, marcar C para as afirmativas Corretas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Mulheres que estão amamentando não podem ser vacinadas com a vacina HPV. ( ) Caso a mulher engravide após a primeira dos e da vacina HPV ou receba a vacina inadvertidamente durante a gravidez, suspender a dose subsequente e completar o esquema vacinal, preferencialmente, em até 45 dias após o parto. Nestes casos, nenhum a intervenção adicional é necessária, somente o acompanhamento do pré-natal. ( ) Às meninas e mulheres de 9 a 20 anos 11 meses e 29 dias, vivendo com HIV/Aids, administrar três doses da vacina HPV com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose, e doze meses entre a primeira e a terceira dose.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B.

Vamos analisar cada afirmativa para entendermos o porquê.

(1) "Mulheres que estão amamentando não podem ser vacinadas com a vacina HPV."

Essa afirmativa está incorreta. Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas com a vacina HPV. Não há evidências de que a vacina cause problemas para a lactante ou para o bebê amamentado. A vacina é segura e recomendada para essa população, visando a proteção contra os tipos de HPV cobertos.

(2) "Caso a mulher engravide após a primeira dose da vacina HPV ou receba a vacina inadvertidamente durante a gravidez, suspender a dose subsequente e completar o esquema vacinal, preferencialmente, em até 45 dias após o parto. Nestes casos, nenhuma intervenção adicional é necessária, somente o acompanhamento do pré-natal."

Essa afirmativa está correta. Se a mulher engravidar após a primeira dose da vacina ou recebê-la inadvertidamente durante a gravidez, é recomendado suspender as doses subsequentes e retomar o esquema vacinal após o parto. Não é necessário qualquer tipo de intervenção adicional, além do acompanhamento regular do pré-natal.

(3) "Às meninas e mulheres de 9 a 20 anos 11 meses e 29 dias, vivendo com HIV/Aids, administrar três doses da vacina HPV com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose, e doze meses entre a primeira e a terceira dose."

Essa afirmativa está incorreta. Para meninas e mulheres vivendo com HIV/Aids, o esquema de vacinação contra o HPV normalmente recomendado pelo Ministério da Saúde é de três doses, mas com intervalos diferentes do citado. Costuma-se administrar as três doses com intervalos de 0, 2 e 6 meses, não coincidindo com os intervalos mencionados na afirmativa.

Com essa análise, podemos confirmar que a sequência correta é E - C - E, correspondendo à alternativa B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

•HPV – Papilomavírus Humano 6, 11, 16 e 18 A vacina é contraindicada durante a gestação. Observações Caso a mulher engravide após a 1ª dose da vacina HPV ou receba a vacina inadvertidamente durante a gravidez, suspender a dose subsequente e completar o esquema vacinal, preferencialmente em até 45 dias após o parto. Nestes casos nenhuma intervenção adicional é necessária, somente o acompanhamento do pré-natal. Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas com a vacina HPV.

HIV + entre 9 e 26 anos, 3 doses 0,2 e 6 meses.

- Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas com a vacina HPV.

- Esta vacina é contraindicada durante a gestação. Caso a mulher engravide após a primeira dose da vacina HPV ou receba a vacina inadvertidamente durante a gravidez, suspender a dose subsequente e completar o esquema vacinal, preferencialmente em até 45 dias após o parto. Nestes casos nenhuma intervenção adicional é necessária, somente o acompanhamento do pré-natal.

- Meninas e mulheres de 9 a 26 anos 11 meses e 29 dias, vivendo com HIV/Aids administrar 3 (três) doses com intervalo de 2 (dois) meses entre a primeira e a segunda dose e 6 (seis) meses entre a primeira e a terceira dose.

e atenção se ligue aí que é hora da revisão

Ministério da Saúde 2021 amplia público para vacinação contra HPV

para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos na faixa entre 9 e 26 anos, que deverão receber a vacina, sendo o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses).

e também mulheres na faixa etária de até 45 anos, 11 meses e 29 dias.

- Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas com a vacina HPV.

A nova atualização é de mulher e homem tambem com HIV dos 9 a 45 anos devem tomar as 3 doses

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo