Os pronomes de tratamento “Vossa Excelência”, “Vossa Senhor...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Quando utilizamos pronomes de tratamento como "Vossa Excelência", "Vossa Senhoria" e "Vossa Eminência", estamos nos dirigindo a alguém de forma respeitosa e formal. Esses pronomes são conhecidos como de segunda pessoa indireta.
Apesar de se referirem diretamente à pessoa com quem estamos falando, a concordância desses pronomes de tratamento é feita na terceira pessoa, pois o verbo deve concordar com o substantivo que é parte da expressão. Exemplos corretos seriam: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto".
Quanto aos pronomes possessivos relacionados a esses pronomes de tratamento, também utilizamos a forma da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto", não "Vossa... vosso...".
Para os adjetivos ligados a esses pronomes, devemos considerar o gênero da pessoa a quem nos dirigimos, e não o gênero do substantivo da locução. Se estivermos falando com um homem, diríamos: "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; para uma mulher, seria: "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".
Com essas informações, espero que a concordância com pronomes de tratamento fique mais clara para a sua escrita formal e empresarial. Lembre-se sempre de adequar o verbo e os pronomes possessivos à terceira pessoa e os adjetivos ao gênero do destinatário da mensagem.
Gabarito da questão: Letra A - Terceira pessoa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
2.1.2. Concordância com os Pronomes de Tratamento
Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto".
Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").
Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".
Gratidão e bons estudos a todos!!!
"Seja você a mudança que quer ver no mundo!" Mahatma Gandhi
A concordância sempre é feita na 3a pessoa.
GABARITO -> [A]
Exemplo: não é certo construções como: "vossa senhoria esqueceste a bolsa em casa" (na segunda pessoa do singular)
E sim: "Vossa senhoria esqueceu{...}" (na terceira pessoal do singular)
Boa tarde!
Complementando...
CESPE-2013-PF.
>> As formas de tratamento vossa excelência e vossa senhoria,ainda que sejam empregados sempre na segunda pessoa do plural e no feminino,exigem flexão verbal de terceira pessoa.. CERTO.
Letra A
PRONOMES DE TRATAMENTO
São formas PADRONIZADAS usadas para tratar autoridades.
• Critério: o cargo do destinatário (critério único).
• O uso de “Vossa” e de “Sua”:
– Vossa: fala-se COM a autoridade;
– Sua: fala-se DA pessoa, não com ela.
• Concordância:
– Verbos e pronomes possessivos: SEMPRE na 3ª pessoa;
– Adjetivos e verbos no particípio: concordam em GÊNERO e com o SEXO da autoridade a quem a pessoa se refere, NÃO com o pronome em si.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo