“A realidade social não nos traumatiza porque nossos grandes...
Desculpe, David Luiz
Os EUA tiveram uma guerra civil que custou cerca de 600 mil vidas. A Alemanha foi derrotada duas vezes no período de 27 anos e a França foi ocupada pelos alemães. Outros países tiveram grandes traumas por terremotos e maremotos. Nossos traumas foram derrotas no futebol: para o Uruguai, em 16 de julho de 1950, e Alemanha, em 8 de julho de 2014. Sofremos por causa dos 7 a 1 no futebol, mas esquecemos dos 103 a zero para a Alemanha em prêmios Nobel.
A realidade social não nos traumatiza porque nossos grandes problemas foram banalizados.
Consideramos tragédia ter o quarto melhor time de futebol do mundo, mas não nos traumatiza quando, no dia 1º. de março de 2011, a Unesco divulgou que estamos em 88º lugar em educação; nem quando, em 15 de março de 2013, o PNUD divulgou que estamos em 85º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano; ou quando o Banco Mundial nos coloca como 8º pior país em concentração de renda; ou ainda quando soubemos que somos o 54º país em competitividade no mercado mundial; ou quando o IBGE divulgou, em 27 de setembro de 2013, o aumento do número de adultos analfabetos de 2011 a 2012.
(...) Ao ouvir David Luiz pedir desculpas porque não foi “capaz de fazer seu povo feliz, pelo menos no futebol", pensei que deveria pedir desculpas a ele, porque sou parte da seleção brasileira de líderes políticos e não consigo fazer o necessário para facilitar a vida de cada brasileiro em busca de sua felicidade.
(Cristovam Buarque, O Globo, 26/7/2014)
Nesse caso, as duas orações que formam esse período indicam, respectivamente,
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (9)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Opinião forçou...
“A realidade social não nos (pronome pessoal de 1ª pessoa- expessa uma opinião) traumatiza porque (equivale a pois - conjunção explicativa) nossos grandes problemas foram banalizados".
porque pode expressar tanto
valor explicativo( em orações coordenadas)- relação opinião e explicação
ou
valor causal( em orações subordinadas) - relação de consequência e causa
Na dúvida quando não entender o contexto verifique se as orações são dependentes (orações subordinadas) ou independentes (coordenadas) aí dá pra matar a charada.
gabarito letra C
lembrando que relação causa e consequência, respectivamente está nas orações subordinadas adv. consecutivas( valor de consequência )
CAUSA x EXPLICAÇÃO:
Em geral, as bancas não cobram essa diferenciação. Logo, sempre que as alternativas trouxerem o sentido de "causa", "explicação" ou mesmo de "justificativa", podem levar em conta tanto as orações causais quanto as explicativas.
No entanto, nas raras vezes em que se pedir a diferença entre uma conjunção causal e uma explicativa, usa-se o seguinte macete:
1) A causa é sempre um fato lógico e temporalmente anterior ao da oração principal que enuncia a consequência. (Por essa primeira regra ainda não é possível responder à questão).
2) A oração explicativa tem sempre um tom suavizador. Isto é, é feita uma afirmação grave, e em seguida buscamos justificá-la. É exatamente o que ocorre no caso em questão!
Alternativa correta Letra C.
Essa banca tem pacto!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo