Em relação ao processo de coleta da história do paciente, a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E é a correta.
Vamos entender o porquê dessa escolha e como cada alternativa se relaciona com o tema da questão, que é a coleta da história do paciente.
Alternativa E: "O tempo gasto ao início da relação Enfermeiro-paciente colhendo informações detalhadas sobre o que o paciente sabe, pensa e sente em relação aos problemas evita erros e mal-entendidos, que causam muita perda de tempo mais tarde."
Esta alternativa está correta porque a coleta detalhada de informações é crucial para assegurar que o enfermeiro compreenda completamente a situação do paciente. Isso permite que o enfermeiro desenvolva um plano de cuidado mais preciso e personalizado. Investir tempo nessa etapa inicial ajuda a evitar equívocos que podem resultar em diagnósticos incorretos ou planos de cuidados inadequados, economizando tempo e recursos a longo prazo.
Alternativa A: "O propósito da entrevista é estimular a troca de informações entre paciente e familiar."
Esta alternativa está incorreta porque, embora a entrevista possa incluir familiares quando apropriado, o foco principal da coleta de história deve ser o paciente. O objetivo é entender suas condições, preocupações e expectativas diretamente dele, garantindo que a informação seja precisa e centrada no paciente.
Alternativa B: "A habilidade de entrevistar não afeta a precisão das informações obtidas, dando qualidade às informações coletadas."
Esta afirmação é incorreta. As habilidades de entrevista são essenciais para garantir que as informações obtidas sejam precisas e completas. Um enfermeiro com boas habilidades de comunicação pode criar um ambiente confortável para o paciente, estimulando-o a compartilhar informações relevantes de forma mais aberta e honesta.
Alternativa C: "O primeiro passo no cuidado de um paciente e na obtenção da cooperação inativa é a coleta de sua história."
Embora a coleta da história do paciente seja uma etapa inicial importante no processo de enfermagem, a afirmação de que é para obter "cooperação inativa" é incorreta. A coleta da história visa entender ativamente o estado do paciente e envolve a participação ativa tanto do paciente quanto do enfermeiro.
Alternativa D: "A abrangência da história independe das informações disponíveis no prontuário do paciente e da confiabilidade deste."
Esta alternativa está incorreta porque a história do paciente deve sempre considerar as informações disponíveis no prontuário. Os registros anteriores fornecem um contexto valioso e ajudam a validar e complementar a história atual, garantindo uma visão abrangente e confiável da saúde do paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo